Judocas do Ifap sobem no pódio na etapa estadual dos Jogos Universitários e Escolares

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 12h26

Quatro estudantes do campus Macapá conquistam medalhas na competição de judô, sendo uma de ouro, que credencia para etapa nacional

jogosuniescolaresAP2019 8

Williane, Emerson e Ícaro são medalhistas dos jogos universitários e escolares. Foto: Suely Leitão (Deice/Ifap)

Com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) tiveram uma participação vitoriosa no torneio de judô dos Jogos Universitários Amapaenses 2019 e dos Jogos Escolares Amapaenses 2019, que ocorreu no sábado (10/8), no ginásio poliesportivo do campus Macapá. O Ifap, através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), dará o apoio para a participação dos atletas na etapa nacional dos jogos.

Emerson Monteiro, campeão nos Jogos Universitários Amapaenses

Aluno do curso superior de Licenciatura em Matemática do campus Macapá, Emerson dos Santos Monteiro, 21 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria Sênior Masculino Ligeiro (-60kg) e vai representar o Ifap nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB) 2019, que ocorrerão de 21 a 28 de outubro, em Salvador/BA. No ano passado, também representando o Ifap, ficou em sétimo lugar na etapa nacional. O atleta já pratica o judô desde a adolescência e foi campeão amapaense em 2015 na categoria sub 18.

“Comecei no judô por influência do meu sobrinho, que me incentivou a participar de uma competição interna na escola do ensino fundamental onde eu estudava. Depois parei para empinar rabiola. Vim morar para Macapá e conheci um projeto de judô da praça do Beirol e estou até hoje”, contou o campeão.

Além do judô, o Ifap teve participação nos Jogos Universitários Amapaenses em duas modalidades coletivas - Futsal e Vôlei. O Ifap foi representado por um time misto de atletas de três campi – Laranjal do Jari, Macapá e Porto Grande - nas duas modalidades. Os torneios ocorreram nos meses de maio e junho e as equipes do Ifap não conquistaram medalhas.

Os alunos dos cursos técnicos estão classificados para os Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que ocorrerão nos dias 21 e 22 de novembro, em Vitória-ES. Ícaro Iago Pinho Furtado, 16 anos, aluno do curso técnico integrado em Estradas, conquistou a medalha de prata na categoria Super Ligeiro (-50kg), dos Jogos Escolares Amapaenses, onde já participa há seis anos. Já a aluna do curso técnico integrado em Redes de Computadores Williane Camile Nascimento Salgado, 15 anos, foi medalhista de bronze na categoria Meio Médio (-57kg). Joddy Abner Maciel Quaresma ganhou o bronze na categoria Meio Leve (-60kg). Os três são do campus Macapá.