Enepeg inicia discutindo educação profissional no Brasil

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 11h32

Interação entre estudantes e servidores do Ifap trouxe o Marabaixo para a cerimônia de abertura do evento

Com apresentação de marabaixo, o segundo Encontro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (Enepeg) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciou na manhã desta quarta-feira (28/8), no auditório do campus Macapá. Três estudantes que compõem o projeto "Cantando marabaixo nas escolas" se apresentaram no palco. Uma das músicas tocadas foi em homenagem ao Ifap. Em seguida, o hino institucional foi entoado pela servidora Silmara Lobato, ao ritmo da tradicional caixa de marabaixo tocada pela estudante Cleane da Costa, com acompanhamento do  professor Miguel Maués Neto no violão.

A reitora Marialva Almeida fez a abertura oficial, acompanhada dos representantes das pró-reitorias. “Quem acha que o desenvolvimento econômico vai trazer benesse social não acredita no papel fundamental da educação, que é o que fazemos aqui no Ifap, levando educação de qualidade a todo o estado. Temos desempenhado esse papel com sabedoria, sendo maiores e melhores a cada dia”, afirmou a reitora, ressaltando ainda a posição de liderança no Ifap no índice de eficiência acadêmica da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. “Quero destacar a função dos professores e técnicos que estão na linha de frente. Se somos o melhor em eficiência acadêmica é porque fazemos com excelência a nossa missão”.

A reitora do Ifap, Marialva Almeida, durante seu pronunciamento na abertura do II Enepeg

Servidores da Reitoria e dos campi Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana, além do Centro de Referência EaD de Pedra Branca do Amapari, participarão do Enepeg até sexta-feira (30/8), com uma programação composta de palestras com convidados externos, oficinas e outras atividades, tendo como tema geral “Formando profissionais e cidadãos”.

Crescimento da Rede

O professor Weber Tavares da Silva Júnior, diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Goiás (IFG), ministrou a primeira palestra, na manhã desta quarta-feira, falando sobre “Panorama do censo da educação profissional do país através da implementação e otimização da Plataforma Nilo Peçanha”.

Weber Tavares, do IFG, enfatizando os números da Rede Federação de Educação

O palestrante deu destaque à expansão da Rede Federal, demonstrando que o número de unidades passou de 140, em 2002, para 356, em 2010, 578, em 2014, e 643, em 2016, chegando a 2019 com o total de 661 unidades. Já o número de servidores ultrapassa 73 mil (docentes e técnico-administrativos), os cursos são mais de 11 mil em diversas modalidades e as matrículas acima de 900 mil. “Em 2018, tivemos 171 mil concluintes na Rede Federal, resultado do investimento na educação profissional”, afirmou Weber Tavares.