Ifap leva robótica e xadrez a escolas municipais de Macapá

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 16h09 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 15h17

Acordo de cooperação com a prefeitura já beneficia mais de 300 alunos do ensino fundamental e será ampliado até 2021 dentro do projeto Macapá Rumo aos 300 Anos

Reitora do Ifap, Marialva Almeida, no momento da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica ao lado do prefeito de Macapá, Clécio Luis

Estudantes de três escolas municipais de ensino fundamental de Macapá lotaram, nesta terça-feira (17/9), o auditório do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Eles são os participantes da primeira etapa do acordo de cooperação técnica e científica entre Ifap, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), e Prefeitura de Macapá, que foi assinado na solenidade pela reitora Marialva Almeida e pelo prefeito Clécio Luis Vieira. Como parte do projeto “Macapá rumo aos 300 anos”, a cooperação leva à rede municipal de ensino aulas de robótica e xadrez ministradas por estudantes de cursos superiores do Ifap.

“Essas crianças vão fazer a diferença porque estão participando de algo que vai além do aprendizado que todos têm na escola. E, no futuro, esperamos que o xadrez e a robótica entrem como componente curricular permanente na rede de ensino municipal”, afirmou Marialva Almeida, ressaltando que a cooperação com a prefeitura demonstra que a educação não é gasto, mas sim investimento, visto que vai trazer benefícios permanentes para a população macapaense.

O prefeito destacou que a inovação enfrenta resistência em todas as atividades e, no caso da educação, não seria diferente. “Mas se nós queremos avançar na educação e na gestão, temos que nos reinventar todos os dias. Essa experiência é uma inovação. Por isso é importante avançar nessa cooperação com o Ifap”, disse Clécio Vieira. Dirigindo-se aos alunos, ressaltou que a robótica e o xadrez são não só para que eles brinquem, mas para brincarem e aprenderem a fim de melhorar o desempenho escolar.

Durante a solenidade, Danilo Ferreira Correa, aluno do curso de Tecnologia em Comércio Exterior no campus Santana, e Daniela de Oliveira da Silva, aluna do curso de Licenciatura em Física no campus Macapá, falaram das atividades que desenvolvem nas escolas, através das aulas de robótica e xadrez, respectivamente. Também participaram da assinatura do acordo a pró-reitora de Extensão do Ifap, Érika Bezerra, a secretária municipal de Educação, Sandra Casimiro, e o secretário municipal de Planejamento, Paulo Mendes.

Educação do futuro

Na primeira etapa do acordo de cooperação entre Ifap e Prefeitura de Macapá, com duração de seis meses, iniciada em julho deste ano, estão sendo ofertadas aulas de robótica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Bernadete e aulas de xadrez nas escolas municipais Maria José Santos Ferreira e Maria Celes Coutinho, sendo beneficiados 319 alunos do 5º ano. Dez estudantes do Ifap atuam como estagiários da prefeitura, através de parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), recebendo bolsa mensal de R$ 400.

Xadrez gigante, uma das metodologias usadas pelo Ifap nas escolas públicas municipais em que o projeto já está implementado

Nas próximas três etapas, o acordo prevê a ampliação do número de alunos beneficiados nas escolas municipais, a capacitação dos profissionais da educação da rede municipal para que possam qualificar estudantes nos processos de letramento de linguagem de programação e elaboração de protótipos com uso de técnicas de robótica pedagógica, bem como de práticas enxadrísticas em suas estratégias de ensino. Também está prevista a implementação de práticas de robótica e xadrez no currículo do ensino fundamental, ajudando na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).