Equipe do Ifap vence etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 17h16 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 09h59

A prova prática da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foi vencida pela equipe Overtech, no último dia 16/9. Formada pelos estudantes Pedro Melem, Alessandro Rigamonte de Olivera, Bruno Pacheco, Diogo Cunha, do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), a equipe construiu o robô batizado de Galileu e teve como técnico o professor Clayton do Nascimento.

A missão que Galileu e os demais robôs participantes da competição deveriam cumprir simulava um ambiente real de desastre, hostil à presença humana, restando às máquinas o resgate das vítimas. Como obstáculos aos robôs, a arena foi composta por piso com partes irregulares, obstáculos dos quais eles deveriam se desviar, aclives e interrupções na linha que os robôs usam para guiar sua trajetória, tudo para finalmente efetuar o resgate da “vítima” e levá-la com segurança até a região segura para que humanos pudessem prestar os primeiros socorros.

A equipe de estudantes do Ifap participou da competição na categoria nível 2, que é destinada a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e a estudantes do ensino médio ou técnico. Com essa vitória, a equipe Overtech avança para a próxima fase da competição, que é a etapa nacional, onde disputarão uma vaga na etapa internacional da RobocupJr 2020.