Intercambistas voltam com bagagem cultural e dão dicas para novos selecionados do programa Global Citizens of Tomorrow

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 13h56
imagem sem descrição.
Novos sonhos na cabeça, fortalecimento ou mudança de planos e, acima de tudo, mais conhecimentos e experiências culturais. Com essa bagagem, os quatro estudantes de ensino médio de instituições públicas do Amapá, dos quais três do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), voltaram ao Brasil depois de passar cerca de um ano em diferentes escolas dos Estados Unidos, patrocinados pelo Programa Global Citizens of Tomorrow. Agora dão dicas para os quatro selecionados do programa neste ano, todos do Ifap. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (3/8), no Palácio do Setentrião, quando os oito adolescentes e jovens beneficiados pelo programa foram recebidos pelo governador Waldez Góes, bem como pela reitora em exercício do Ifap, Érika Bezerra.

Também estavam presentes à reunião o presidente e o vice-presidente da petrolífera BP Energy do Brasil, Adriano Bastos e Ivan Simões, respectivamente, e a gerente de Responsabilidade Corporativa da empresa, que é a patrocinadora do Global Citizens of Tomorrow, ofertado no Amapá através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seed). Participaram ainda a secretária de Educação, Goreth Sousa, a secretária adjunta Dina Guedes, o diretor geral do campus Macapá do Ifap, Márcio Prado, e familiares dos intercambistas.

A conquista por estudantes do Ifap de sete das oito bolsas ofertadas nas duas edições do programa foi destacada pelo governador Waldez Góes, ao lembrar da vinda da Rede Federal de Educação Profissional para o Amapá há cerca de nove anos. “Para o Amapá estava decidido apenas uma unidade e conseguimos trazer mais. Hoje vemos a importância do Ifap, com seus profissionais qualificados, para a educação pública amapaense”, afirmou.

Para a reitora em exercício, o fato de programas como Global Citizens of Tomorrow fazerem seleção pelo histórico escolar dá aos intercambistas a responsabilidade de mostrar aos demais estudantes como o desempenho e o esforço nos estudos geram resultados positivos. “Fica a certeza de que o caminho é pela educação”, afirmou Érika Bezerra, que mencionou ainda a qualificação da equipe de professores e técnicos do Ifap como diferencial para que estudantes da instituição obtenham conquistas como essas.

Mudança – Matriculada no quarto ano do curso técnico de Mineração, Vitória Gaia, 18 anos, partiu há um ano para estudar em uma high school da cidade de Cary, no estado de Illinois, e a vivência com a cultura norte-americana provocou nela uma mudança de pensamento. “Hoje posso dizer que tenho uma nova visão de mundo. Aprendi uma cultura em pequenos detalhes e conheci muitas pessoas. Isso fez muita diferença para mim, inclusive me tornando mais responsável”, afirmou a intercambista, que pretende concluir o curso no Ifap e partir para a graduação de nível superior. “Pensava em fazer Engenharia de Minas, mas agora já quero Engenharia Naval ou Metalúrgica”, contou.

Único estudante de fora de Macapá selecionado para o programa Global Citizens of Tomorrow em 2017, Maylon Andrei da Silva Farias, 17 anos, do curso técnico integrado de Informática do campus Laranjal do Jari, tem a expectativa de aprofundar o aprendizado da língua inglesa e obter novos conhecimentos. “Sempre gostei de estudar inglês e quando soube da seleção pelo Depex (Departamento de Pesquisa e Extensão do campus) me preparei para passar", afirmou o estudante, que foi ao Palácio do Setentrião acompanhado da avó, já que a mãe, secretária de escola, não pode se ausentar do trabalho para viajar à capital.

Além de Vitória e Maylon, participaram do encontro os intercambistas de 2016/2017 Thiago Marques Rodrigues (Téc. Edificações/campus Macapá), Danielle Oliveira de Souza (Téc. Edificações/campus Macapá) e Zaiton Abden Neves Cutrim, da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano, do município de Porto Grande; e os demais três estudantes selecionados neste ano Anthony Basilio Dalmácio Cordeiro (Téc. Edificações/campus Macapá), Elaíni Miranda Souza (Téc. Redes de Computadores/campus Macapá) e Mateus Pimentel Carvalho (Téc. Redes de Computadores/campus Macapá). O embarque dos selecionados ocorrerá nos meses de agosto e setembro deste ano.