Delegação do Ifap retorna dos JIFs Norte com 23 medalhas e um recorde na bagagem

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 17h54

No último sábado (2/9), a delegação de estudantes e servidores do Instituto Federal do Amapá (Ifap) desembarcou no Aeroporto Internacional de Macapá trazendo na bagagem exatas 8 medalhas de ouro, 10 de prata, 5 de bronze e um recorde na prova de natação dos 100 metros livres. Esses resultados todos foram conquistados na Etapa Norte do Jogos dos Institutos Federais 2017, que aconteceu no Instituto Federal do Pará (Ifpa) entre os dias 27/8 e 2/9, reunindo sete Institutos Federais (IFs). O Ifap participou da competição com 74 estudantes e sete servidores. Essa etapa dos JIFs seleciona os melhores atletas dos IFs do Norte em sete modalidades esportivas para a etapa nacional da disputa.

De acordo com a reitora do Ifap, Marialva Almeida, “nossa instituição vez um esforço muito grande para levar esse número de atletas para uma competição tão importante quando os JIFs. Temos trabalhado desde maio para que esse momento fosse possível, quando nossa Pró-reitoria de Extensão realizou nos Jogos Internos do Ifap no campus Santana. Fomentar a prática esportiva em nosso IF é um dos compromissos que nossa gestão assumiu. Nesse processo todo, não podemos deixar de destacar o importante trabalho realizado em todas as nossas unidades pelos nossos docentes de Educação Física.”

Essa foi a maior delegação do Ifap a participar de uma etapa dos JIFs e também a que conquistou os melhores resultados. O novo recorde da competição para a prova de natação dos 100 metros livre, por exemplo, foi estabelecido pelo estudante Pedro Daniel Moreira de Sousa que registrou o tempo de 59”62. A marca soma-se ao recorde da estudante Ester Sabrina Silva que, na edição de 2015 da competição, nadou a prova dos 100 metros borboleta em apenas 1’39”89. A modalidade que mais conquistou medalhas para o Ifap foi o Judô, 11 no total. O resultado fez com que a instituição ficasse em primeiro lugar nesta modalidade entre os sete IFs que participaram da competição.

Confira as medalhas conquistadas pelos estudantes do Ifap

- Xadrez Feminino

Ouro por equipe:

Tamires Laura de Oliveira Brittes

Alba Helena Neves Brasil da Silva

Eryca Milleny Pereira Machado

Flavia Gabriely Machado da Silva

- Xadrez Masculino:

Prata por equipe:

Paulo Cozzi De Oliveira

Kayua Kaio Barbosa

Marlon Jhonny Lima

Elton Junior Goncalves Pinto

- Natação masculina:

Ouro e recorde nos 100m livre (59,62 seg.)

Pedro Daniel Moreira de Sousa

- Judô feminino:

Prata na categoria sub 21 meio-médio, -63kg

Jenny Fernanda

Ouro e Prata na categoria absoluto

July Carine

Prata na categoria sub 21 ligeiro, -48kg

Michele da Cruz

Ouro na categoria sub 21 peso médio, -70kg

Stefany Rodrigues

Ouro (duas provas) nas categorias sub 21 meio leve, -52kg e na absoluto

Vitoria Caroline