Tese de doutorado sobre paisagens do sul do Amapá é apresentada a estudantes do campus Laranjal do Jari

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 14h04

Apresentação da tese em sala de aula

Com o objetivo de estimular e divulgar o conhecimento geográfico da região do sul do Amapá, o Departamento de Pesquisa e Extensão do campus Laranjal do Jari organizou a apresentação da tese de doutorado do professor Themístocles Raphael Sobrinho para as turmas dos cursos Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental. Com o tema “Estrutura, Funcionamento e Evolução das Paisagens cobertas por Savanas na Reserva Extrativista do Rio Cajari/AP, Amazônia Oriental, Brasil”, o trabalho foi realizado no Programa de Pós-graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

A gênese e a evolução das paisagens cobertas por Savanas (Cerrado) na Reserva Extrativista do Rio Cajari (Resex-Cajari/AP), no sul do estado do Amapá (entre o distrito de Água Branca do Cajari/ Laranjal do Jari e o Maracá/Mazagão, BR-156), são mostrados na tese cujo objetivo foi a descrição detalhada das paisagens existentes (estrutura e funcionamento) com o enfoque nos estudos sistêmicos aplicados à Geografia Física.

“Essas paisagens são produtos da interação de processos mecânicos superficiais com processos geoquímicos no interior dessas formações, controlados essencialmente pela sucessão paleoclimática, pelas variações do nível do mar e por fatores litopedogeomorfológicos. Dessa forma, fica estabelecido que o cerrado (savana) daquela região não resulta exclusivamente de fatores climáticos (Teoria dos Refúgios Florestais), muito menos de consequências de atreladas ao aquecimento global”, afirma o professor.

Segundo o professor Themístocles Raphael, a tese de doutorado também será apresentadaaos moradores da Reserva Extrativista do Rio Cajari (Resex), que, segundo ele, são os principais interessados no resultado da pesquisa apresentada.

Por Viviane Fialho Campos, jornalista do campus Laranjal do Jari