Sessão solene da Câmara dos Deputados comemora os dez anos dos Institutos Federais

Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 09h25 | Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2018, 17h20

Há 10 anos, o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo era constituir uma rede de abrangência nacional dedicada à oferta de educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino. Além disso, a rede trouxe consigo, desde sua fundação, a missão de capilarizar a pesquisa aplicada e a inovação por todo o país, especialmente em territórios que, historicamente, tinham reduzido acesso a esse tipo de formação. Atualmente, a Rede Federal está presente em todas as unidades da federação, conta com mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 80 mil servidores, entre professores e técnicos-administrativos.

Além disso, seu mapa já soma 643 unidades, 589 das quais são campi dos Institutos Federais (IFs) e destes, seis são unidades do Instituto Federal do Amapá (Ifap) que, nesses 10 anos, experimentou um crescimento exponencial em indicadores como área construída, número de estudantes matriculados, número de servidores e número de cursos ofertados.

Por todo esse retrospecto e impacto positivo na educação brasileira, o Congresso Nacional, através da Câmara dos Deputados, realizará hoje, 12/4, às 9h, Sessão Solene em comemoração aos dez anos dos Institutos Federais (IFs). O objetivo da solenidade é reconhecer o papel dessas instituições, assim como debater a importância de investimentos em educação pública. Estarão presentes ao evento os reitores dos IFs, estudantes e parlamentares. A sessão foi requerida pela deputada federal Maria do Rosário.

Ao fazer um panorama da importância da Rede Federal no Brasil, a reitora do Ifap, Marialva Almeida, avalia que “poucos projetos educacionais na história de nosso país foram tão revolucionários como tem sido este da Rede Federal. Imaginar lugares distribuídos por todo território nacional cuja população tem acesso a uma educação de parâmetros elevados e que a partir dessa educação ela se mostra capaz de construir soluções tecnológicas eficientes e criativas para seus próprios problemas, é algo que não podemos deixar de nos orgulhar por fazer parte”.