Planejamento estratégico inicia diagnóstico interno em todas as unidades

Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 17h24 | Última atualização em Segunda, 21 de Maio de 2018, 07h53

Mais uma etapa da construção do planejamento estratégico do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para os próximos dez anos, bem como do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do quinquênio 2019-2023, está sendo realizada neste mês de maio. São encontros em cada uma das seis unidades de ensino e na Reitoria para elaborar um diagnóstico interno da instituição. Gestores, professores, técnicos e estudantes (representantes de turmas) dos campi, além de pró-reitores, participam das atividades chamadas de fóruns de gestão, coordenados pelas equipes da Diretoria de Desenvolvimento Institucional do Ifap e da empresa G4F – Soluções Coorporativas, empresa licitada para realizar o planejamento estratégico da instituição.

Nesta etapa, os participantes respondem a dois questionários, um baseado na Metodologia de Excelência da Gestão (MEG) e outro na pesquisa de autoavaliação institucional já realizada no Ifap. “Com base no diagnóstico a próxima etapa será fazer a análise de ambiente a partir da matriz swot”, detalhou o consultor Márcio Araújo, da G4F – Soluções Coorporativas.

O diretor de Desenvolvimento Institucional, Cézar Santos, explica que o PDI é parte do planejamento estratégico da instituição, cujo cronograma de atividades tem o período de um ano no qual diversos encontros serão realizados com a comunidade, inclusive a externa. “Quem vai construir o nosso planejamento somos nós, servidores, com a orientação da empresa licitada para esse fim, que vai nos orientar e aplicar a metodologia necessária”, afirmou.

Os fóruns de gestão dessa etapa de diagnóstico interno já ocorreram no campus Porto Grande com a participação do Centro de Referência Pedra Branca do Amapari, no dia 2; no campus Macapá e no campus Santana, no dia 3; e na Reitoria, no dia 4. Os próximos encontros serão no campus Avançado Oiapoque e no campus Laranjal do Jari com datas a serem confirmadas.