II Encontro de Inovação é realizado no campus avançado do Oiapoque

Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 11h43

O campus avançado do Oiapoque recebeu, nos dias 13 e14 deste mês, o II Encontro de Inovação, promovido pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Com mais de 300 participantes, entre estudantes, servidores e pessoas da comunidade, o encontro proporcionou momentos de debate sobre economia digital, criativa e solidária através de palestras, exposições e mesa-redonda. A programação foi aberta pelo diretor do campus avançado, Eliel Cleberson Nery, pela pró-reitora de Extensão, Érica Bezerra, e pela coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Maria Luciene de Oliveira Lucas.

Na sexta-feira (13/4), foram realizadas mesa-redonda sobre moedas digitais com os professores Cristina Coutinho e Sammuel Vasconcelos, palestra da professora Lilian Lobato sobre a importância da formação de leitores por meio de mídias digitais, “Quiz de Inovação” e palestra da professora de Libras Cleonice Rodrigues Silva, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), sobre os desafios da pessoa surda na área da economia. Houve ainda apresentação dos estudantes do curso de Recursos Humanos sobre as atividades interdisciplinares das disciplinas de Francês III, Psicologia aplicada a Recursos Humanos e Seleção e Recrutamento.

No sábado (14/4), a programação foi iniciada pela manhã com a exposição de banners e fotos digitais montada pelos estudantes de Logística, turnos matutino e noturno, tendo como tema a economia do município do Oiapoque, com destaques para a comercialização do ouro e para a pesca. O trabalho foi orientado pelas professoras Lidiane Amanajás, Cristina Coutinho e Lilian Lobato.

Palestra sobre a visão jurídica em relação à inovação tecnológica e à responsabilidade solidária foi ministrada pela professora Alice Akegawa, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e indígenas da aldeia Manga apresentaram resultados do projeto de extensão realizado pelos professores Mayara Costa e Marcos Costa, abordando o
empreendedorismo e a língua francesa, concluindo com apresentação de um ritual indígena.

Na tarde de sábado, foi realizada a palestra “Logística reversa, caminho para a sustentabilidade ambiental-econômica e social”, com o professor Pedro Aquino (Ifap-campus Macapá). Em seguida houve conversa com os professores Pedro Aquino e Marcos Costa sobre as temáticas sustentabilidade, inovação tecnológica, economia, empreendedorismo e mercado. Fechando a programação, estudantes do curso de Logística apresentaram uma paródia abordando as temáticas do evento.