Ifap aplica primeira etapa da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 08h39
Omif campusMCP 11052018 38

Mais de 600 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de quatro campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizaram na sexta-feira (11/5) a prova escrita da primeira fase da Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (Omif) 2018. Criada para comemorar aos 10 anos dos Institutos Federais, a Omif é uma competição internacional de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica e de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio.

O maior número de inscritos na Omif foi no campus Santana, com 338 estudantes, dos quais 300 realizaram a prova. No campus Macapá, aproximadamente 200 estudantes de diferentes cursos fizeram a prova no auditório. Estavam inscritos no campus Porto Grande 95 estudantes, enquanto 57 realizaram a prova no campus Laranjal do Jari.

De acordo com a coordenadora da Omif no campus Macapá, professora Lorena Souza, os estudantes com melhor desempenho nessa primeira etapa, que ocorreu nas próprias escolas, serão selecionados para a etapa final, que acontecerá somente no campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeminas), idealizador da olimpíada.

Omif campusMCP 11052018 25 CópiaTreinamento

Os estudantes do campus Macapá se prepararam para a Omif desde o mês de abril durante as atividades do projeto “Treinamento Olímpico”, desenvolvido pelo colegiado de matemática e coordenado pela professora Lorena Silva, com o apoio da Reitoria, Direção de Ensino (Diren), Direção-geral do campus Macapá (Digeral), Departamento de Pesquisa e Extensão (Depex), Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e Frimap.

Direcionado também para a 14ª Olímpiada de Matemática Brasileira das Escolas Públicas (Obmep 2018), que ocorrerá no segundo semestre, o “Treinamento Olímpico” promove, em diferentes dias da semana ou finais de semana, no campus Macapá, minicursos, oficinas e plantões de dúvidas, com participação de professores do Ifap e convidados.