Aberto processo seletivo para três cursos de pós-graduação do Ifap

Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 17h24

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), publicou edital de Processo Seletivo Simplificado para três cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem iniciados no segundo semestre de 2018 - Ensino de Química e Informática na Educação, no campus Macapá, ambos com duas turmas com 40 vagas, e Biotecnologia, no campus Laranjal do Jari, com uma turma com 40 vagas. Os cursos terão aulas presenciais no turno da noite. As inscrições serão realizadas de 11 a 25 de junho, nos respectivos campi. Para acessar o edital e saber mais informações, clique aqui.

As inscrições serão gratuitas e feitas presencialmente, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Departamento de Pesquisa e Extensão (Depex) do respectivo campus onde o candidato pretende concorrer à vaga. O candidato deve apresentar os documentos exigidos no edital, devidamente numerados obedecendo a ordem de apresentação. No ato da inscrição será feita a conferência das cópias apresentadas com os documentos originais.

Documentos para inscrição

• Formulário de inscrição (anexo A do edital)

• RG e CPF (original e cópia)

• Título de eleitor (original e cópia), dispensado no caso de estrangeiro

• Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral referente à eleição mais recente, ou certidão eletrônica de quitação com a Justiça Eleitoral (dispensado no caso de estrangeiro)

• Diploma de conclusão de curso de graduação ou declaração de conclusão de graduação emitida pelo setor competente (original e cópia)

• Histórico Escolar de graduação (original e cópia)

• Currículo Lattes/CNPq, atualizado em 2018

• Tabela de pontuação (anexo C do edital) preenchida, com as devidas comprovações (original e cópia)

Sobre os cursos

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Química é destinado a licenciados em Química, em Ciências Biológicas e em Ciências Naturais, além de profissionais graduados em áreas afins, desde que estejam atuando na educação básica. O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação é destinado a graduados que atuam ou pretendem atuar na Educação Básica e Superior, independentemente de sua área de formação específica.

Já o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Biotecnologia é destinado a profissionais graduados em Biologia, Agronomia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Alimentos, Química e demais áreas afins, que procurem especialização no setor biotecnológico para inserção no mercado de trabalho.

CAMPUS

CARGA HORÁRIA

TURNO

DURAÇÃO

Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Química

Macapá

Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação

Macapá

Pós-Graduação Lato Sensu

em Biotecnologia

Laranjal do Jari

495horas

Cotas

A cada 40 vagas ofertadas em cada curso, duas serão reservadas para pessoas com deficiência (PcD). O candidato deverá indicar essa opção no ato da inscrição e entregar, por ocasião da matrícula, laudo médico emitido nos últimos 12 (doze) meses, atestando o tipo e o grau ou nível da deficiência. Também serão reservadas duas vagas para pessoas autodeclaradas negras e outras duas para pessoas autodeclaradas indígenas.

Do total de vagas ofertadas, 20% serão reservadas a servidores do Ifap, sendo que as vagas reservadas não preenchidas serão remanejadas para ampla concorrência. As demais vagas serão destinadas à ampla concorrência.

Seleção

A seleção dos candidatos será feita por banca examinadora composta por dois docentes de cada área dos cursos ofertados. O processo seletivo compreenderá a análise curricular, com base no currículo Lattes/CNPQ de caráter eliminatório e classificatório. O resultado final está previsto para dia 6 de julho e a matrícula dos aprovados conforme o número de vagas será feita de 9 a 13 de julho de 2018, no Registo Escolar do respectivo campus do curso.

ATIVIDADE

Período de inscrição

11 a 25 de junho de 2018

Homologação das Inscrições