Ifap realiza aulas inaugurais do projeto Rede Brasil Mulher

Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 18h09 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 18h14

A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Amapá (Proext/Ifap) já realizou a aula inaugural do curso de empreendedorismo que integra o Projeto Rede Brasil Mulher em quatro unidades da instituição. O principal objetivo da ação é a reinserção no mercado de trabalho de mulheres em condição social vulnerável. As unidades do Ifap que já iniciaram as atividades do projeto foram as de Macapá (21/5), Pedra Branca (22/5), Porto Grande (16/5) e Santana (21/5). Ao todo, o projeto atenderá 720 mulheres, destas, 150 já iniciaram seu ciclo de estudos.

Durante as aulas inaugurais, as alunas receberam o kit do curso composto de sacola ecológica, caneta, bloco de anotações e camiseta do projeto. As estudantes também participaram de uma diversificada programação de acolhida composta pela apresentação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), exibição de filmes, visita às instalações das unidades do Ifap e apresentação de vídeos institucionais.

De acordo com o calendário do projeto, as atividades no município de Oiapoque iniciarão no dia 18/6 e em Laranjal do Jari em 28/9. Para Priscila Karraro, mulher trans aluna do projeto no município de Pedra Branca do Amapari, “a oportunidade representada por esse curso é fabulosa para nós mulheres que desejamos entrar no mercado de trabalho, que queremos nos capacitar, que queremos vencer na vida através do nosso próprio esforço. Como mulher trans, eu achei essa inclusão fantástica, pois nós não podemos mais ser vistas de forma marginalizada. Eu sou mulher trans, quero o melhor para o meu país e estou muito feliz de poder ser aluna desse curso de empreendedorismo”.

Sobre o projeto

O Projeto Rede Brasil Mulher é fruto da parceria entre o Instituto Federal (Ifap) e a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM). No Amapá, a iniciativa recebeu 2.157 inscrições de candidatas interessadas em participar do curso de Empreendedorismo para mulheres.