Programa Residência Pedagógica abre seleção para professores das escolas-campo

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 12h37
Img Editais Residência Pedagógica Docentes

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou o Edital Proen nº 15/2018 para seleção de professores da educação básica para atuarem como bolsistas preceptores do Programa Residência Pedagógica. São ofertadas nove bolsas para os subprojetos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Informática e Licenciatura em Ciências Biológicas a serem desenvolvidos nas escolas-campos habilitadas pela Secretaria de Educação do Estado do Amapá. As bolsas terão validade de 18 meses e o pagamento será realizado pela Capes. As inscrições ocorrem até esta terça-feira (10/7), mesmo dia da prova de seleção. Acesse o edital para mais informações.

Dentro das escolas-campos de atuação do programa, será função do preceptor auxiliar o docente orientador na orientação do estudante-residente quanto à elaboração do Plano de Atividade, acompanhar e orientar as atividades do estudante-residente, zelando pelo cumprimento do Plano de Atividade, bem como controlar a frequência do estudante-residente.

O Programa Residência Pedagógica do Ifap é um conjunto de atividades desenvolvidas por um futuro professor, estudante de curso de licenciatura, em uma escola pública da rede de educação básica, denominada escola-campo. A residência pedagógica prevê o acompanhamento do licenciando por um professor da escola-campo (preceptor) e a orientação de um docente orientador. Envolverá estudantes dos cursos de licenciatura em Química e Informática, do campus Macapá, e Ciências Biológicas, do campus Laranjal do Jari, cuja seleção está em andamento.

No município de Macapá, as escolas habilitadas são as seguintes: no subprojeto Química, Colégio Estadual Amapaense, E. E. Deusolina Salles Farias,E. E. Prof. Antonio Messias G da Silva, E. M. Prof. Neusona e Instituto Federal do Amapá – campus Macapá; e no subprojeto de Informática, E. E. Prof. Nanci Nina Costa, E. M. Amapá, E. E. Prof. Antonio Messias G da Silva, E. M. Antonio Barbosa e Instituto Federal do Amapá – campus Macapá.

No município de Santana-AP, as escolas habilitadas são as seguintes: no subprojeto Química, E. M. Piauí, E. E. Igarape da Fortaleza, E. E. augusto Antunes, Centro de Educ Prof. de Santana Prof. Maria Salome Gomes Sares, Instituto Federal do Amapá – campus Macapá, E. M. Cafezal e E. M. Amazonas; e no subprojeto de Informática, E. E. Antonio Januario Pereira, E. E. Alberto Santos Dumont e Instituto Federal do Amapá – campus Macapá.

No município de Santana-AP, as escolas habilitadas para o subprojeto Ciências Biológicas são as seguintes: E. M. Cristo Redentor, E. M. Raimunda Rodrigues Capiberibe, Instituto Federal do Amapá – campus Laranjal do Jari, E. E. Prof. Sonia Henriques Barreto e E. E. Mineko Hayashida. No município de Almerim-PA, as escolas habilitadas no subprojeto Ciências Biológicas são E. E. E. M. Prof. Jose Agostinho Guerra e E. E. E. M. Frei Constancio.