Estudante do Ifap participa do desafio “Meninas na Ciência”

Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 08h54

conectIF2018beatriz

A estudante Beatriz da Silva de Brito, do curso Tecnologia em Construção de Edifícios do campus Macapá, representa o Instituto Federal do Amapá (Ifap) no Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, que acontecerá nesta semana (7 a 11 de agosto), dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. A atividade conta com uma aluna de cada uma das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo será produzir protótipos de experimentos ou equipamentos que poderão ser utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química ou Biologia. Para saber mais, acesse conectaif.ifb.edu.br.

conectaifmeninas1

Como critério de participação, as estudantes têm que ter entre 18 e 26 anos de idade e estar cursando, preferencialmente, uma das seguintes áreas: Química, Física, Matemática, Computação, Engenharia ou cursos superiores de tecnologia para participar do evento. “Recebemos a carta-convite e, como se trata de projeto de pesquisa, a Propesq ficou responsável pela seleção, que fizemos entre as estudantes que já estão inseridas em um dos nossos programas de pesquisa. A Beatriz é bolsista do Programa Inovação Sustentável, com orientação do professor Pedro Aquino, e foi a única a atender todos os critérios”, explicou a pró-reitora de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação, Layana Cardoso.

O Desafio

O Desafio de Projetos “Meninas na Ciência” é um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As participantes serão divididas em quatro equipes, representando os conteúdos de Matemática, Física, Química e Biologia. A aluna do Ifap foi selecionada para a equipe de Matemática. O objetivo do Desafio de Projetos é que ao final as estudantes tenham produzido um ou mais protótipos de experimentos ou equipamentos para utilização em laboratórios para estudantes do ensino médio.

O Desafio de Projetos não será uma competição. No entanto, a equipe organizadora e os mentores irão selecionar cinco alunas (uma de cada região do país) para voltar a Brasília em outubro para apresentar os resultados do projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, terá como tema “Ciência para redução das desigualdades”.

De acordo com a coordenadora do desafio, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB, Luciana Massukado, a ideia também é colaborar com três Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 estipulada pela ONU e com duas metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que envolvem Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução de Desigualdades.

ConectaIF 2018

O ConectaIF é um organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e reúne, em um só local, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas. O principal objetivo é fomentar o diálogo entre as várias ações desenvolvidas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da comunidade escolar do GDF e entorno; gestores; empresários; representantes de instituições parceiras; e público visitante.

Confira o álbum de fotos do desafio "Meninas na Ciências"

Com informações da Assessoria de Comunicação do IFB