Comissão Própria de Avaliação (CPA) abre processo eleitoral

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 17h46

De 4 a 17 de setembro, professores, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de nível superior do Instituto Federal do Amapá (Ifap) podem se inscrever para concorrer a uma vaga na Comissão Própria de Avaliação (CPA) para o biênio 2019-2020. O processo eleitoral escolherá, através de voto direto da comunidade acadêmica, os membros da CPA e das Subcomissões de Avaliação dos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana, além do Centro de Referência Pedra Branca do Amapari e do campus avançado Oiapoque. A votação ocorrerá no dia 26 de setembro, em todas as unidades do Ifap. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

A inscrição dos candidatos será feita no formulário online ou, se houver indisponibilidade de acesso à internet, a inscrição será realizada presencialmente, no horário das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, nos seguintes locais:

• Campus Laranjal do Jari – Sala dos Professores
  • Campus Macapá – Ginásio Poliesportivo Sala 20 (Dinst)
  • Campus Avançado de Oiapoque – Sala dos professores
  • Campus Porto Grande - Coordenação Geral de Pesquisa e Extensão
  • Campus Santana – Sala do Gabinete da Direção Geral
  • Centro de Referência Pedra Branca do Amapari - Sala Administrativa nº 1

A escolha dos membros da CPA e das Subcomissões de Avaliação de Campus obedecerá à seguinte ordem de classificação do processo eleitoral: o primeiro mais votado de cada segmento será membro da Comissão Própria de Avaliação do Ifap. O segundo e o terceiro mais votado de cada segmento será membro da Subcomissão de Avaliação de Campus. Os demais serão suplentes da CPA e da Subcomissão de Avaliação de Campus. Não havendo candidatos eleitos suficientes para as vagas de suplentes da CPA e das subcomissões de avaliação, caberá à reitora Marialva Almeida e ao diretor (a) geral do campus indicar os servidores de cada segmento.

Saiba mais sobre a CPA

A CPA é a comissão responsável por elaborar, executar e interpretar instrumentos avaliativos de uma instituição de ensino superior em suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão. Tem natureza consultiva, deliberativa e normativa e o mandato dos eleitos é de dois anos, exceto do representante discente, cujo mandato é de um ano. no âmbito dos aspectos avaliativos acadêmicos e administrativos integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

A comissão é constituída por um representante docente de cada campus, um representante técnico-administrativo de cada campus; um representante discente do ensino superior de cada campus, sendo um titular e um suplente escolhidos de forma direta. Além disso, fazem parte um representante da Pró-Reitoria de Ensino e um representante da Diretoria de Desenvolvimento Institucional, indicados, respectivamente, pelo pró-reitor (a) e pelo diretor (a), e um representante da Sociedade Civil Organizada, a ser escolhido pela reitora Marialva Almeida dentre os diversos organismos ou comunidades, no âmbito de atuação do Ifap.

A Subcomissão Própria de Avaliação em cada campus tem a seguinte composição: dois representantes docentes e dois suplentes; dois representantes técnicos administrativos e dois suplentes; dois representantes discentes do ensino superior e dois suplentes.