Ifap participa da III Conferência Estadual de Educação

Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 20h25 | Última atualização em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 20h26

Docentes, técnicos administrativos e estudantes do Instituto federal do Amapá (Ifap) participaram da III Conferência Estadual de Educação do Amapá (Conead/AP) que aconteceu entre os dias 28 e 30/8. O evento teve como principal objetivo monitorar e avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) pelas três esferas governamentais.

A programação teve início na manhã do dia 28/8 com a palestra “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação/SNE e o Plano Nacional de Educação/PNE: monitoramento, avaliação e proposição de politicas para a garantia do direito à educação de qualidades social, pública, gratuita e laica”. No período da tarde, a Diretora de Ensino Técnico do Ifap, Severina Ramos, participou da mesa “Educação Profissional e Educação Superior em questão”, apresentando as metas referentes do PNE que o Ifap já alcançou.

Durante a votação de representantes do Amapá para a III Conferência Nacional de Educação, escolheu-se a estudante do campus Porto Grande, Raquiline Shirlen da Silva como a representante dos discentes do estado para a etapa nacional do evento.

De acordo com o docente do campus Laranjal do Jari, Rita de Cássia Chaves, “A Conferência Estadual de Educação vem ao encontro dos anseios que professores e alunos demonstram em suas falas do dia a dia escolar. Pensar na legislação, na ação, na escola e no fazer educação nos reporta a constatação do quanto ainda temos que avançar rumo as tomadas de decisões que levam a concretização das leis que regem a educação em todos os seus níveis”.

Já a docente do campus Avançado Oiapoque Luciene de Oliveira, avaliou que “Participar da Coned 2018 proporcionou conhecer e contribuir com o Plano Nacional de Educação (PNE) do Estado do Amapá, trazendo relatos de educadores que estão há anos em uma luta por uma educação de qualidade em todas as instâncias educacionais. Foi importante ver estudantes, servidores da Unifap, Ifap, Estado, Municípios e pais participando e contribuindo com o PNE”.