Professor apresenta "Casas sustentáveis” para estudantes do IFF

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 10h13

pedroaquinoIFF

O professor Pedro Aquino de Santana, do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), ministrou, na segunda-feira (10/9), no campus São Cristóvão III do Instituto Federal Fluminense (IFF), a palestra "Casas sustentáveis: desenvolvendo novos métodos de moradia". O professor é autor de um projeto de pesquisa que envolve a sustentabilidade e mora no protótipo de casa sustentável criada por ele próprio, no bairro Morada das Palmeiras, contíguo ao campus Macapá. Ele demonstrou para estudantes e professores do IFF que muitos materiais que não possuem o aproveitamento natural em seu próprio ciclo de uso ou reuso podem ser direcionados para promover novas formas de moradia.

Na casa sustentável onde vive, Pedro Aquino implantou microssistemas com princípios sustentáveis, ou seja, reaproveitando materiais e economizando recursos naturais. Ele realiza o tratamento da água consumida e utiliza um sistema de conforto termoacústico feito com caroços de açaí. “Em áreas de fragilidade social, reaproveitar e buscar materiais a baixo custo podem ser a diferença para o acesso de famílias ao saneamento básico”, destacou.

Voltada a estudantes e professores, a palestra no IFF ocorreu em dois momentos. Pela manhã, o professor do Ifap falou para alunos do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, como parte da programação de um evento que reuniu as disciplinas de Desenho, Biologia, Sociologia e Física. À tarde, ele apresentou novamente a palestra, desta vez para as turmas de “Ciência, ambiente e sociedade na escola” e de “Ensino em humanidades”, do Mestrado Profissional em Práticas em Educação Básica (MPPEB).