Roda de Conversa discute violência doméstica no Campus Avançado de Oiapoque

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 18h01 | Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 18h49

O Campus Avançado de Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou no dia 10 de outubro de 2018 uma roda de conversa sobre o tema “Violência doméstica não faz parte da família”. Estudantes do Ifap e de escolas públicas estaduais e municipais participaram do evento em alusão ao “Dia Nacional de Luta contra a Violência Doméstica”.

A iniciativa faz parte do projeto “Luta por uma vida sem violência”, coordenado pela professora de Direito do Campus Avançado, Vanessa Vasconcelos, com a colaboração dos docentes Ênio Miranda e Lilian Lobato e organizado pela turma do 1º semestre do Técnico Subsequente em Recurso Humanos.

A roda de conversa teve como palestrantes a assistente social, Léia Anjos de Sena Nunes, o promotor de justiça, David Zerbini de Faria Soares e o psicólogo e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Jaiderson Gadelha Guedes Nascimento.

A programação contou com encenações realizadas pelos estudantes do Ifap demonstrando vários tipos de violência doméstica. Para a coordenadora do projeto, professora Vanessa Vasconcelos, a data tem por objetivo ressaltar a necessidade de proteção das vítimas, bem como de difusão do combate à violência doméstica.

Segundo a coordenadora, “em briga de marido e mulher todos deveriam meter a colher, para que fosse criado uma corrente multiplicadora contra a violência doméstica, crime que a ONU considerou como grave violação de direitos humanos”.

Dados
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, em 2017, 388.263 novos casos de violência doméstica contra a mulher foram registrados. Um aumento de 16% comparado ao ano de 2016.

Ligue 180
Para denunciar abusos e violência doméstica a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) criou em 2005 o Ligue 180, canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país. A ligação é gratuita.

Com colaboração de Vanessa Vasconcelos
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá