Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Teste de proficiência em inglês será aplicado pelo Ifap

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 10h27

imgtestetoefl Ifap2

 

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através de sua Pró-Reitoria de Extensão (Proext), vai aplicar o Teste de Proficiência em Língua Inglesa – TOEFL ITP, no dia 15 de abril deste ano, no campus Macapá. Poderão participar do teste estudantes de graduação e pós-graduação matriculados nos cursos do Ifap, bem como servidores da instituição. Os inscritos devem ter bom nível de compreensão, interpretação e escrita da Língua Inglesa. Serão ofertadas 50 vagas, no total. As inscrições, gratuitas, serão realizadas de 18 a 25 deste mês, no link a seguir: Formulário Inscrição TOEFL ITP.

A aplicação do teste de nivelamento tem como objetivo principal verificar e pontuar a proficiência na Língua Inglesa nas habilidades de leitura, escrita e compreensão auditiva. O Toefl não é um exame de preparação para a proficiência, é um exame de certificação de proficiência. Avalia habilidades em três áreas: compreensão auditiva, estrutura e expressão escrita e leitura. O teste tem duração de 1h55min e o candidato necessita fazer uma pontuação acima de 310 para ser aprovado.

O Ifap é um dos centros aplicadores do teste TOEFL dentro do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De 2013 a 2016 os testes TOEFL ITP foram utilizados como teste diagnóstico de proficiência da comunidade acadêmica das universidades brasileiras. A partir de 2017, os testes passam a ser utilizados como teste de proficiência no programa.

Nesta nova fase, o teste TOEFL ITP é ofertado pelo programa preferencialmente para a comunidade acadêmica que demonstre estar no nível B2 ou para auxiliar programas de mobilidade na certificação e seleção de seus candidatos. As regras de utilização dos testes são indicadas por editais específicos em conformidade com as demandas das universidades parceiras.

No Ifap, o teste é uma atividade da Coordenação do Núcleo do Idioma sem Fronteiras, que tem como coordenadora a professora Rita Borges.

Por que fazer o TOEFL ITP?

  • Nivelamento para programas em universidades que exigem proficiência acadêmica para cursos de graduação

  • Monitoramento da aprendizagem em programas de ensino da língua inglesa – Certificação internacional como conclusão de cursos de inglês

  • Admissão para programas acadêmicos de curta duração em países de língua inglesa - Admissão em programas acadêmicos de colaboração internacional

  • Programas de bolsa de estudos internacionais

  • Admissão em programas de graduação e pós-graduação em países onde o inglês não é a língua predominante do programa.

 

Quem pode se inscrever?

  • Estudantes de graduação e pós-graduação matriculados no Ifap e servidores do Ifap que tenham um bom nível de compreensão, interpretação e escrita da Língua Inglesa.

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice

Instituto Federal do Amapá (Ifap)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Twitter: @ifap_oficial

Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página