Inpi concede certificação a sistemas criados pelo Ifap

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 19h40 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 19h56

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) homenageou, na tarde do dia 25/3, os servidores que participaram da criação do Sistema de Compras e Contratações (Siscomp) e do Sistema Eletrônico de Gerenciamento de Instrução de Processos (Sisgip). Esses dois sistemas receberam certificado de registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Essa certificação tem validade de 50 anos e reconhece o Ifap como autor dos dois produtos tornando a instituição apta a comercializar licenças de uso ou autorizar o uso gratuito através de termos de cooperação técnica.

A homenagem aconteceu nas dependências da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proesq) e foi realizada através da entrega de placas às equipes que trabalharam na produção de cada um dos sistemas.

O processo destas certificações foi iniciado pela Propesq junto ao Inpi com titularidade de autoria do servidor da Diretoria de Tecnologia da Informação (Diti), Edilton Danniken e da Pró-Reitora de Administração (Proad) Tatiane Vaz. Mas, como ressaltou Vaz: “a certificação é do Ifap. Muitos servidores contribuíram para que esses dois sistemas pudessem se tornar realidade, por isso essa é uma vitória coletiva. É fundamental reconhecermos a importância que as equipes da Proad e da Diti tiveram nesse processo”.

Para a reitora do Ifap, Marialva Almeida, “o Ifap tem apenas 8 anos desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão e, em tão pouco tempo, nossa equipe foi capaz de produzir esse resultado: dois sistemas que resolvem problemas estratégicos da gestão de um Instituto Federal (IF) e que já despertam o respeito e o interesse de outros Ifs e isso só pode me deixar orgulhosa da capacidade que nossa instituição tem de gerar tecnologia e inovação.”

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice