Rede Wi-Fi eduroam está disponível no campus Macapá para servidores e estudantes de todas as unidades

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 12h03

Serviço de conexão à internet faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e pode ser acessado em diversos locais no Brasil e em outros países

Redeeuroam Ifap1

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) agora faz parte da comunidade da eduroam (education roaming), um serviço de conexão à internet da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Por enquanto, o serviço está disponível no campus Macapá, onde os estudantes e servidores de todas as unidades do Ifap que têm login no Suap e estiverem no local podem fazer a autenticação e acessar a rede Wi-Fi. O principal benefício que a eduroam oferece à comunidade acadêmica é a mobilidade. Com a eduroam, é possível se conectar à rede Wi-Fi dentro do campus Macapá ou de qualquer instituição que também faça parte da RNP e disponibilize o serviço. Para saber como acessar, baixe aqui o tutorial.

De acordo com o coordenador de Redes e Infraestrutura da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (Diti), Dionatam Alves, a disponibilidade do serviço depende da infraestrutura local e, por isso, por enquanto, a eduroam ainda não é oferecida nas demais unidades. “O grande benefício é o cadastro unificado. Quem tem matrícula no nosso sistema, que é o Suap, pode fazer a autenticação e acessar a rede no campus Macapá. E se for visitar outra instituição, inclusive fora do estado, pode acessar a rede com o mesmo login”, explicou.

Se um servidor ou aluno do campus Laranjal do Jari estiver no campus Macapá pode se autenticar na rede eduroam e utilizar o Wi-Fi. Após a autenticação inicial, sempre que esse servidor ou aluno visitar um local que dispõe do mesmo serviço da rede eduroam, como outros institutos e universidades federais, irá dispor do Wi-Fi.

Redeeduroam Ifap2Para usar a eduroam, basta ativar o Wi-Fi do computador, celular ou tablet e se conectar à rede sem fio de forma automática. Assim, não é necessário solicitar contas temporárias ou realizar qualquer outro procedimento com o apoio de um suporte local. É só ativar o dispositivo e ficar on-line.

De acordo com a RNP, há mais de 2.300 pontos de acesso eduroam em todo o Brasil, além de outros milhares distribuídos em cerca de 90 países. No mundo, é possível encontrar a eduroam em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até cafeterias. Onde quer que apareça "eduroam" na lista de redes Wi-Fi, pode ser conectado pelos estudantes e servidores do Ifap.

A Diti elaborou um tutorial que orienta estudantes e servidores a seguirem os passos necessários para fazer a autenticação nos aparelhos celulares:

Para acesso em telefones com Sistema Android

• Selecione a rede Eduroam

• Em método selecione a opção: PEAP

• Autenticação de Fase 2: MSCHAPV2

• Certificado CA: não Validar

• Identidade: sua matrícula no Suap

• Identidade anônima: não selecionar nada

• Senha: senha do Suap

• Vá em Conectar

• Você será redirecionado para um página onde deverá ler e aceitar o termo de compromisso de uso do Eduroam no Ifap.

Para acesso em telefones com sistema IOS

• Selecione a rede Eduroam

• Em username : insira sua matrícula Suap

• Em Password: insira sua senha Suap

• Selecione Confirmar (Trust)

• Você será redirecionado para uma página onde deverá ler e aceitar o termo de compromisso de uso do Eduroam no Ifap.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice