Estudantes do Ifap participam do 13º Encontro Nacional de Educação Matemática

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 12h04

Oito trabalhos de pesquisa realizados no curso de Licenciatura em Matemática do campus Macapá são apresentados em Cuiabá-MT

Estudantes de Licenciatura em Matemática, acompanhados do professor Romaro Silva

Com apresentação de oito trabalhos de pesquisa, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram do 13º Encontro Nacional de Educação Matemática, de 14 a 17 de julho, em Cuiabá (MT). O evento é considerado o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a educação matemática: professores da educação básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da pós-graduação e pesquisadores.

"Sem dúvidas, esses licenciados trarão uma bagagem significativa para a vida e para a execução da prática docente e, por isso, estamos felizes por ver os frutos da pesquisa nos cursos de formação de professores do Ifap”, afirmou o pró-reitor de Ensino, Romaro Silva, professor da disciplina “Projetos de Ensino de Matemática I e II” e orientador de alguns dos trabalhos apresentados. Para a aluna Andressa Izabelly Nunes, "o Ifap sempre oportuniza a possibilidade de conhecer novas realidades”.

Confira abaixo a lista de trabalhos apresentados pelos estudantes do Ifap e respectivos professores-orientadores.

“Estatística aplicada através de projetos de ensino: um relato de experiência dos licenciandos em Matemática do Instituto Federal do Amapá”. Autores: Larissa Mascarenhas Coelho, Alerrandresson Araújo, Vanderlei Pereira Rodrigues, Romaro Antonio Silva.

“O uso de softwares educacionais para o ensino da matemática nas séries de ensino médio: relato de experiência do acadêmico do curso de graduação em Matemática pelo Instituto Federal do Amapá”. Autores: José Wlademir Barros Ramos e Romaro Antonio Silva.

“O diálogo como experiência formativa na formação inicial do professor de Matemática”. Autores: Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Romaro Antonio Silva e Gabriel Linhares de Sousa.

“Conte com plantas: uma perspectiva etnomatemática para os estudos de função afim e os desafios de um ambiente em construção no Amapá”. Autores: Andressa Izabelly Nunes, Romaro Antonio Silva, Ariane Gurjão Guimarães e Antonio Jovino Santos da Silva.

“Marabaixo, ladrões de marabaixo e o cultivo e produção do açaí: abordagens etnomatemáticas na escola de uma comunidade quilombola”. Autores: Romaro Antonio Silva e José Roberto Linhares de Mattos.

“O Ensino da matemática em escola do campo: uma abordagem dinâmica para o estudo de unidades de medidas agrárias realizada por licenciandos em Matemática do Ifap”. Autores: Rakel Cristina Amaral Dias, Fabiola Lorenda de Oliveira Damasceno e Romaro Antonio Silva.

“O ensino da Matemática através de jogos e experimentos”. Autores: Salomao Lima Lima Monteiro, Edivaldo Bastos da Silva, Nauamy Katz Coelho e André Luiz Ferreira.

"Litros como medidas de extensão de terras: aspectos etnomatemáticos presentes na oficina de Matemática com alunos do ensino integrado ao curso técnico em Agroecologia No Ifap - Campus Porto Grande”. Autores: Luciana Dos Santos Rodrigues e Romaro Antonio Silva.