Ifap realiza aula inaugural de seu primeiro curso de mestrado

Curso de mestrado profissional é o primeiro a ser ofertado em Santana, o segundo maior município do Amapá

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou a aula inaugural de seu mestrado profissional no último dia 8 de agosto no campus Santana. É o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu a ser ofertado no município e contou com a participação da professora doutora do Instituto Federal do Pará (Ifpa) Ana Paula Palheta, que conduziu a aula intitulada “Educação e diversidade na educação profissional e tecnológica”.

A mesa solene da aula inaugural foi presidida pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifap (Propesq), Layana Cardoso - que representou a reitora do Ifap, Marialva Almeida -, pelo diretor-geral do campus Santana, Marlon Oliveira, e pelo coordenador do mestrado, Haroldo Ripardo Filho.

Em sua fala, Layana Cardoso relembrou todo o empenho que a equipe da Propesq teve para que essa primeira turma pudesse ser ofertada pelo Ifap, tendo em vista que se trata de um mestrado vinculado à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com rígidos critérios para receber adesão de novas instituições.

Ripardo, por sua vez, enfatizou que “esta aula inaugural marca início desse mestrado para vocês, alunos, que merecem nossas mais sinceras boas-vindas. Para nós, da equipe pedagógica,  da coordenação e da própria pró-reitoria, o trabalho para que esse momento fosse possível começou há, pelo menos, dez meses e estamos muito felizes por ver que todo nosso empenho tornou essa meta uma realidade. Que este seja o primeiro de vários outros cursos de mestrado do Ifap”.

Sobre o Mestrado

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) é ofertado em rede nacional por 40 instituições federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua criação ocorreu em 2017, porém, a primeira turma ofertada pelo Ifap iniciará seus estudos neste ano de 2019.

O mestrado ProfEPT tem como polo administrativo e pedagógico o campus Santana do Ifap, unidade na qual se concentra a gestão e também onde acontecerão as aulas e demais atividades.

Seu corpo docente conta com os seguintes professores doutores do Ifap: Argemiro Midonês Bastos, Claudio Alberto Gellis de Mattos Dias, Cleber Macedo de Oliveira, Diego Armando da Silva, Elisabete Piancó de Sousa, Haroldo da Silva Ripardo Filho, Victor Hugo Gomes Sales, Wanderson Michel Farias de Pantoja.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice