Voltei a estudar e venci: com Rodolfo da Rocha

Série de reportagens mostra mudança na vida de ex-alunos dos cursos técnicos Proeja do Ifap

Aquele antigo sonho de fazer o ensino médio estava guardado na gaveta. Foi quando surgiu a chance de voltar a estudar e de quebra ter uma profissão de técnico, alcançando mais vantagem para concorrer a um emprego formal ou ter um negócio. Sem contar a possibilidade real de, com o certificado de ensino médio nas mãos, seguir em frente nos estudos até o nível superior ou participar de concurso público. Essa mudança de condição acontece com os estudantes dos cursos técnicos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) na Modalidade Jovens e Adultos (Proeja) retratados nesta nova série de reportagens.

Ex-alunos contam como os cursos técnicos na modalidade Proeja do Ifap mudaram suas vidas.

:: Leia a notícia com Rodolfo da Rocha na página do Campus Santana ::

:: Leia também a notícia completa sobre o novo Processo Seletivo para Cursos Técnicos Proeja ::

Com Luís Rodolfo Figueiredo da Rocha

Foto de Rodolfo da Rocha em cima de um veículo pesado

Nome completo: Luís Rodolfo Figueiredo da Rocha

Idade: 55 anos

Curso: Técnico Proeja em Logística, do Campus Santana

Ano de ingresso: 2016

Ano de conclusão: 2019

Situação atual: empregado com carteira assinada em uma empresa de logística do município e estudante do primeiro ano de Tecnólogo em Comércio Exterior do Campus Santana.

::  VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO NOSSO EX-ALUNO DURANTE O CURSO

Como decidiu fazer o curso

Tomou conhecimento do curso Proeja do Ifap por meio da esposa, que viu a notícia pelas redes sociais. Foi um dos sorteados às vagas disponíveis durante a chamada pública. Como companheira de estudo, tinha a esposa, que também reingressou nos estudos no curso subsequente de Técnico em Logística.

Print do vídeo de Rodolfo da Rocha

Quantos anos sem estudar e por quê

Sentou pela última vez em um banco de escola no ano de 1983, em curso técnico profissionalizante inconcluso no município de Castanhal, no Pará, onde trabalhou grande parte da sua vida em supermercados.

Atividade profissional antes do curso

Estava desempregado e seus primeiros cadernos foram de reaproveitamento de folhas em branco de cadernos encontrados no lixão. Durante o curso no Ifap, conseguiu emprego como vigilante após um treinamento. No Amapá, desde 2003, trabalhou de serviços gerais, tentou empreender como MEI na área de produção de móveis de fibra sintética, mas não conseguiu se manter no mercado, e reconhece que faltou expertise.

Resultados alcançados

O curso Técnico em Logística abriu as portas para o emprego na área de compras em uma grande empresa de logística de Santana, onde elabora relatórios descritivos e fotográficos de peças de manutenção para conserto, reposição, compra para controle da produção. Também presta serviço de manutenção de máquinas de asfaltamento para a Secretaria de Transporte do Governo do Estado.

Em 2020, ingressou como aluno de nível superior no curso Tecnólogo em Comércio Exterior, do Campus Santana.

Como aluno do Proeja, participou de trabalhos acadêmicos, a exemplo do “Corredor de Poesias” e outros eventos de literatura e poesia realizados pela professora Cláudia Patrícia, que lhe renderam oito poesias publicadas em dois livros de antologias, um sobre o apagão e outro sobre a pandemia, dos quais participaram poetas renomados do Amapá e iniciantes.

Criação e planejamento: Suely Leitão

Reportagem: Keila Gibson