Empreendedorismo é discutido na programação da SNCT 2021

O empreendedorismo está inserido na educação profissional e, por isso, também será discutido durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021 do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Nos dias 6 e 7, será realizado o primeiro simpósio “Empreendedorismo em Foco do Ifap”, com palestra, mesa-redonda e apresentações de projetos, sempre em eventos on-line, seja no canal do Ifap no YouTube, TVIfap, seja em salas dos Google Meet.

Com o tema “Educação empreendedora e a formação técnica e tecnológica profissional: contribuições para desenvolvimento econômico local, o “I Empreendedorismo em Foco do Ifap” vai mostrar as ações desenvolvidas pela instituição, com destaque para a importância da formação empreendedora para formação profissional dos estudantes e para o incentivo ao espírito empreendedor e às potenciais ideias de negócio.

“Vamos divulgar para comunidade acadêmica as ações desenvolvidas pelo Instituto Federal do Amapá no âmbito do empreendedorismo, buscando alicerçar a importância da capacitação empreendedora com objetivo de agregar valor à formação profissional”, afirma a coordenadora de Ações Empreendedoras da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), Suellen Macedo, lembrando que o evento é realizado em parceria com o Núcleo de Tecnologias Assistivas.

Dia 7 de outubro
9h – 10h
Palestra “A importância da Educação empreendedora no ensino e as perspectivas globais pós pandemia”
TV Ifap
Profª Nilva Celestina do Carmo (IFSudeste de Minas)
Mediadora: Suellen Macedo (Ifap)

15h30 - 17h
Mesa-redonda “Ações Empreendedoras e Tecnológicas no Ifap 2021”
Transmissão: Google Meet: meet.google.com/jfv-jsva-ubn

Empresa Júnior do IFAP Supremo Pré-moldados
Estudante Gilberto Oliveira Gonzaga Junior (Campus Macapá)
Professora Leila Cristina Nunes Ribeiro (Ifap)

Núcleo de Tecnologia Assistiva
Prof Hutson Roger - Coordenador de Extensão e do Programa de Robótica do Ifap

IF Maker
Prof Themistocles Raphael Sobrinho - Diretor Executivo da Proeppi do Ifap

Dia 8 de outubro
14h30 - 18h
Mesa-redonda “If Mais Empreendedor e Empreendedorismo Inovador: soluções para pequenos negócios que foram afetados negativamente pela pandemia da Covid-19”
Transmissão: Google Meet - meet.google.com/xsv-mezn-stk

Apresentação do programa
Coordenador institucional Francisco Sanches

Projeto 1 “Ciência & Negócios Valle do Jari”
Coordenador: Marcelo Padilha Aguiar

Projeto 2 “Modelagem matemática como ferramenta de análise e produtividade em batedeiras de açaí de Macapá
Coordenador: Argemiro Midonês Bastos

Projeto 3 “Remodelagem de negócios frente à pandemia: ações interventivas aos empreendedores do município de Porto Grande - AP”
Coordenador: Célia Souza da Costa

Projeto 4 “Fortalecimento da cadeia de comercialização de flores e plantas ornamentais e seus insumos em Laranjal do Jari”
Coordenadora: Juliana Eveline dos Santos Farias

Projeto 5 “Plano organizacional para empreendedores culturais captarem recursos através de leis de incentivo à cultura.
Coordenador : Michell Santos da Fonseca

Projeto 6 “Empreendedorismo digital: soluções e inovações para micro e pequenas empresas”
Coordenador : Olavo Nylander Brito Neto

Projeto 7 “Empreender +: empreendedorismo inovador em Micro e Pequenas empresas (MPE) e empreendedores individuais (MEI) na cidade de Laranjal do Jari”