Alunas do Ifap podem participar do Power4Girls

Programa da Embaixada dos Estados Unidos procura desenvolver competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social

Alunas do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país que, em 2022, estejam cursando um curso técnico integrado ao ensino médio, desde que não o último ano, podem participar do Programa Power4Girls – Empower to Lead, uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Instituto Glória.

Para participar do processo seletivo simplificado do programa, as alunas devem apresentar uma proposta criativa e inovadora relacionada ao tema “Meio ambiente e Sustentabilidade”. É preciso formar uma equipe de até quatro alunas, além de um(a) professor(a)-orientador(a) voluntário(a), e inscrever a proposta no link https://power4girls.com.br/sign-up. As inscrições deverão ser encaminhadas até o dia 9 de janeiro de 2022.

:: Para mais informações, acesse a página do programa: www.power4girls.com.br

O Programa Power4Girls – Empower to Lead! tem como objetivo fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, em preparação para o ambiente de trabalho do século XXI. Os grupos selecionados deverão representar as cinco regiões brasileiras.

A abertura oficial do Power4Girls acontecerá em evento virtual nos dias 7 e 8 de março de 2022, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. Durante os dois dias, as equipes (alunas e professores(as)-orientadores(as) voluntários (as)) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o Brasil participarão de oficinas técnicas e práticas sobre liderança, empreendedorismo e inovação, assim como terão a oportunidade de interagir com líderes femininas inspiradoras.

Nos seis meses seguintes (março a agosto de 2022), as participantes do Power4Girls serão formadas, de maneira on-line. As equipes terão mentoria (uma hora por semana com mentor do Instituto Gloria) para o desenvolvimento do plano de ação focado em solucionar um problema/questão em suas respectivas comunidades. Participarão de treinamentos, oficinas, atividades/tarefas em grupo e palestras on-line para ampliar as competências criativas, empreendedoras, de inovação e responsabilidade social, além de conversas com profissionais de organizações dos setores público e privado e interação com líderes femininas.

A solução final da proposta será apresentada para uma banca de jurados dos setores público e/ou privado selecionados pela coordenação do programa. Em setembro de 2022, todas as participantes, professor(as)-orientador(as) voluntários(as) e mentores do Instituto Gloria se reunirão em Brasília para uma feira de inovação, focada na apresentação dos protótipos desenvolvidos e apresentações em formato de pitch do trabalho final. Neste momento, será feita a avaliação final do programa, entrega dos prêmios para os projetos mais bem avaliados, assim como a cerimônia de encerramento do Power4Girls.