“Empodera Mulher” já mostra primeiros resultados

O mês de março está acabando e as aulas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Empodera Mulher do Instituto Federal do Amapá (Ifap) seguem criando oportunidades para 520 mulheres em condição de vulnerabilidade social moradoras dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Ferreira Gomes, Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari.

Ao todo, estão sendo ofertados quatro cursos FIC: Promotora de Vendas, Microempreendedora Individual, Operadora de Máquinas e Implementos Agrícolas e Operadora de Resíduos Sólidos. Cada uma das alunas recebe um auxilio mensal de R$ 480 para que possa ingressar e permanecer até a conclusão de seus cursos com êxito.

De acordo com a coordenadora do programa, Suellen Macedo, “após a superação de tantos obstáculos devido à pandemia, conseguimos iniciar este projeto voltado exclusivamente para mulheres em vulnerabilidade social. Acreditamos que o processo educacional será decisivo para a mudança social e econômica dessas mulheres, contribuindo assim para o processo de empoderamento pessoal e também para o rompimento de ciclos de violência e dependência de relações abusivas”.

Apesar do pouco tempo em que o curso começou, as alunas já estão colhendo frutos dos conhecimentos que estão adquirindo em sala de aula. Esse é o caso da aluna do curso de Microempreendedora Individual, do Campus Macapá, Maria Deusalina Nascimento, que já montou um protótipo de empresa focada em reaproveitamento de alimento com suas colegas de turma. Os primeiros produtos da iniciativa são duas geleias: uma feita a partir da casca da banana e a outra, da casca do maracujá.

De acordo com Deusalina Nascimento, “esse curso tem trazido para nós, alunas, conhecimento e incentivo para transformar nossas ideias em realidade através do empreendedorismo. Aqui nas aulas estamos tendo acesso a muitas ferramentas que vão nos ajudar muito a conquistar nosso espaço no mercado de trabalho”.

Mas não é apenas como alunas que o público feminino tem espaço garantido, a equipe do Programa está repleta de professoras também, e elas já estão na ativa, como é o caso da Joicilene Santos, que está à frente da disciplina Marketing Digital e já concluiu a primeira  turma da componente no Campus Macapá. De acordo com ela, “é uma honra poder participar desse programa que ajuda tantas mulheres a mudarem suas vidas para melhor através do empreendedorismo! Essas mulheres são muito especiais, pois já enfrentaram muitos desafios na vida. Poder apresentar para elas as ferramentas do marketing digital, as técnicas de produção de conteúdo, me deixa muito realizada como mulher, empreendedora e marqueteira.