Campus Macapá inaugura Laboratório IFMaker

É a quinta unidade a entregar o espaço equipado com ferramentas tecnológicas digitais e analógicas para pensar e criar soluções inovadoras

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) inaugurou nesta segunda-feira (28/3) o laboratório IF Maker do Campus Macapá, um espaço equipado com ferramentas tecnológicas para estudantes pensarem e criarem soluções inovadoras. É a quinta unidade de ensino da instituição a receber esse ambiente especialmente montado para atividades de criatividade digital. Já receberam laboratórios makers os campi Laranjal do Jari, Oiapoque e Porto Grande e o Centro de Referência EaD Pedra Branca do Amapari. O próximo será o Campus Santana. Os recursos para aquisição dos equipamentos que compõem esses laboratórios são frutos de seleção nacional feita em 2020 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), de emenda parlamentar e do Orçamento Anual do Ifap.

O Lab IF Maker do Campus Macapá conta com três salas nomeadas como “Mentes que pensam”, “Mãos que trabalham” e “Faça você mesmo”, além de área de convivência e banheiros. Os equipamentos disponíveis são 6 impressoras 3D, 14 computadores portáteis, 1 aparelho televisor (smart TV), 5 kits arduíno para atividades de robótica, 1 de kit robótica lego, projetor multimídia, scanner 3D, kit de ferramentas, parafusadeira/furadeira, serra tico-tico e lixeira orbital.

O projeto, elaborado por diversos professores do Campus Macapá, foi uma das três propostas do Ifap avaliadas e aprovadas pela Setec/MEC, além dos projetos de Laranjal do Jari e Oiapoque. Antes de serem encaminhadas para a avaliação nacional da Setec, as propostas tiveram que participar de um processo seletivo conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi). Cada uma das unidades do Ifap selecionadas recebeu R$ 82.800 para estruturação dos ambientes makers. Nos demais campi (Porto Grande, Pedra Branca e Santana) foram a aplicados recursos do orçamento. A compra de equipamentos para todos os laboratórios makers contou ainda com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB-AP), no valor de R$ 348.476,56.

A solenidade de inauguração teve a participação da reitora Marialva Almeida, do deputado federal Camilo Capiberibe, do diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, do pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, e do coordenador do Laboratório IF Maker do Campus Macapá, Argemiro Midonês Bastos, além de servidores e estudantes. Integrantes do projeto de extensão “Robótica alternativa na escola” fizeram uma apresentação de dança de marabaixo com a participação de robôs que também imitam a coreografia da manifestação cultural e histórica do Amapá.

A reitora Marialva Almeida afirmou que a entrega do espaço é uma oportunidade de os alunos praticarem a criatividade e, assim, aprimorarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. "Esse laboratório, assim como o posto policial que entregamos na semana passada, e tudo o que fazemos nas nossas unidades, é para vocês", declarou. Ressaltou ainda a importância da ação dos técnicos administrativos da instituição, tanto da Reitoria como dos campi, no planejamento e na execução das obras e outros projetos. "Vocês podem nem conhecer essas pessoas, mas graças a elas podemos hoje entregar o laboratório, porque foi preciso fazer um edital, foi preciso fazer a contabilidade, e outras ações necessárias", afirmou.

“A inauguração dos espaços makers no Ifap é parte do processo de ampliação e conexão com as novas tecnologias e com as demandas do mercado de trabalho. Os espaços foram pensados para somar com atividades com o foco na educação 4.0, numa perspectiva inclusiva e que possa valorizar os arranjos produtivos locais da Amazônia. A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifap atuará junto às unidades na gestão dos espaços e com parcerias com o setor produtivo para garantir a manutenção dos insumos essenciais para os avanços das atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro dos ambientes”, explicou o pró-reitor Romaro Silva.