Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ATESTADO WEB

O que é ?

Apresentar atestado emitido por médico ou cirurgião-dentista com sugestão de dias de afastamento, para fins de registro no modulo de afastamento e, quando necessário, agendamento de perícia médica.
O prazo para enviar o atestado é de 5 (cinco) dias corridos a contar da data do início do afastamento. A não apresentação do atestado no prazo estabelecido, salvo por motivo justificado, caracterizará falta ao serviço, conforme previsto no Decreto nº 7.003/2009.

Quem pode utilizar este serviço?

Servidor público, ocupantes de cargos comissionados sem vínculo com o serviço público, os empregados públicos, os anistiados celetistas e os contratados por tempo determinado

Canais de Prestação

 
Como enviar o atestado web no SouGov?

atestado web permite que os servidores públicos enviem o atestado médico de forma online. Por meio do SouGov, os usuários podem tirar foto ou fazer upload do atestado em formato PDF.

Após fazer o envio do atestado, o documento seguirá para análise e registro no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).

Para acessar o serviço, é necessário ter o app SouGov instalado no celular ou tablet. O download pode ser feito por meio das lojas de aplicativos App Store e Google Play.
A longo prazo, o governo também disponibilizará uma versão web do SouGov, mas por enquanto os serviços estão disponíveis apenas no aplicativo.
Já o login para entrar no aplicativo é feito por meio da conta gov.br. Caso o servidor ainda não possua uma conta no sistema gov.br, deve criá-la dentro do próprio aplicativo.

Confira o tutorial completo para enviar o atestado web no SouGov:

  1. Faça o login no app SouGov por meio da conta cadastrada no sistema gov.br. Caso não tenha uma conta cadastrada, abra o aplicativo, preencha o número do CPF, clique em “Criar uma conta” e siga as orientações que aparecerão na tela
  2. Ao entrar na plataforma SouGov, selecione a opção Atestado de saúde” na página inicial
  3. Na próxima tela, clique em “Incluir”
  4. Depois, clique no campo Atestado
  5. Tire uma foto do atestado ou selecione o arquivo com o atestado, caso tenha o formato PDF
  6. Em seguida, confira os dados que aparecerão na próxima tela, sobre para quem é o atestado, registro profissional e tipo de afastamento solicitado
  7. Certifique-se de que o número de telefone cadastrado é atual, pois é o número que a unidade SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) ou de Gestão de Pessoas utilizará para entrar em contato
  8. Clique em “Enviar”, no fim da página

Assista ao vídeo abaixo do Ministério da Economia com o passo a passo ilustrado de como acessar o atestado web no SouGov: 

Outras Informações

Tempo de atendimento do serviço

sob consulta

Legislação relacionada ao serviço 

Área Responsável

  •  SIASS (EMAIL O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 Observações

 *Caso o servidor deseje acompanhar o familiar, o atestado apresentado, ainda assim, precisa estar em nome do servidor.

Ocupantes de cargos comissionados sem vínculo com o serviço público, os empregados públicos, os anistiados celetistas e os contratados por tempo determinado, terão os primeiros 15 dias de licença concedidos pela perícia oficial em saúde. A partir do 16º dia as licenças serão concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)/Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Os canais de prestação Portal do Servidor e Aplicativo SouGov.br são obrigatórios para todos os servidores do ifap.

É responsabilidade do servidor a comunicação do seu afastamento a sua chefia imediata.

Havendo necessidade de realização de perícia ou junta oficial em saúde, o servidor deverá comparecer no dia e horário marcado, sob risco de não concessão da licença solicitada.

Consulte o link de perguntas frequentes clicando aqui

 
Fim do conteúdo da página