Educação Superior pública é debatida em evento do Ifap

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, a primeira edição do Encontro Institucional da Educação Superior com o tema “Desafios e possibilidades da educação superior pública brasileira”. O evento contou com palestrantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e do próprio Ifap.

Com a maior parte da programação aberta ao público em geral, o evento também promoveu o encontro exclusivo para gestores da educação superior do Ifap no qual foram analisados diversos pontos relacionados à oferta de vagas promovida pela instituição, bem como os fluxos de ingresso, permanência e conclusão exitosa dos estudantes de graduação.

A mesa de abertura do evento foi composta pela reitora em exercício do Ifap, Adrielma Bronze, pelo pró-reitor de Ensino do Ifap, Victor Hugo Sales, pelo diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, e pela presidente da comissão organizadora do evento, Júlia Oliveira. Em suas falas, os gestores foram unânimes em destacar a importância desse evento para o aprimoramento do ensino superior no Ifap.

Após a mesa de abertura, os participantes puderam ouvir a palestra do professor mestre do IFF Carlos Artur Arêas, que trouxe diversos números que ajudaram a plateia a entender melhor o cenário atual da educação superior brasileira, tema central de sua participação.

Na sequência do evento, houve a mesa-redonda “Desafio e perspectivas do retorno das atividades presenciais na educação superior”, que contou com os docentes do Ifap Cleber Macedo, Ana Maria Guimarães e Márcia Santos, além do professor Janivan Suassuna, da Unifap, e da discente do Ifap Regiane Leite.

A programação do primeiro dia de evento foi encerrada com o debate sobre saúde mental do estudante universitário, que reuniu uma dupla de psicólogos do Ifap, Adriana Ribeiro e Caio Brandão, e também dois profissionais da Psicologia da Unifap, Washington Brandão e Thaís Helena.

Durante a mesa-redonda “A importância da pesquisa na educação superior”, a aluna egressa do Ifap Natalia Eduarda da Silva, hoje professora lotada no Campus Agrícola Porto Grande, contou como se tornou pesquisadora ainda como estudante de curso técnico de nível médio e, em seguida, no curso de Licenciatura em Química. “Entrei uma garota de 17 anos e agora estou aqui nesta palestra falando o quanto a pesquisa é importante”, declarou.

Mediada pela técnica Lívia Monteiro e realizada na manhã de quinta-feira (22/9), a mesa-redonda contou também com a participação dos pró-reitores de Ensino, Victor Hugo Gomes Sales, e de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Antonio Silva, além do professor Argemiro Midones Bastos, do Campus Macapá.

Na palestra “Avaliação, Supervisão e Regulação do Ensino Superior: desafios e caminhos", o professor Edilon Mendes Nunes, do Campus Laranjal do Jari, falou sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem como objetivo aferir a qualidade da educação superior brasileira. Para ele, a qualidade de uma IES pode requerer mais do que os resultados de exames externos. Entre outros indicadores, Edilon Nunes citou percepções subjetivas obtidas por visitas in loco e entrevistas.

A palestra de encerramento, conduzida pelo professor da Unifap, André Rodrigues, colocou a Amazônia no centro do debate, problematizando os desafios da oferta do ensino superior na região.

De acordo com avaliação da comissão organizadora do evento, a programação alcançou seu objetivo, e a proposta, a partir de agora, é que o Instituto possa dar continuidade aos encontros por meio da criação de um fórum permanente da educação superior do Ifap para que, assim, possamos analisar, refletir e repensar a educação superior de forma contínua.