Iniciação à docência tem bolsas para estudantes e professores

Pibid

Estudantes dos cursos de licenciatura do Ifap dispõem de 96 bolsas do Pibid. Foto: arquivo Dicom

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abriu processos de seleção para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São destinadas 96 bolsas para estudantes e 12 para professores dos cursos de licenciatura do Ifap, além de voluntários e cadastro reserva. As inscrições ocorrem por meio de formulário eletrônico de 6 a 12 de outubro.

Leia o Edital nº 19/2022/Proen/Ifap_Pibid estudantes

Leia o Edital nº 20/2022/Proen/Ifap_Pibid professores

O Pibid é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo proporcionar aos estudantes dos cursos de licenciatura inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das instituições de ensino superior.

O pagamento das bolsas – no valor mensal de R$ 400 para estudantes e de R$ 765 para professores - será realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação, no período de 18 meses, sem ônus financeiro para o Ifap, ficando o gerenciamento das bolsas sob a responsabilidade do coordenador institucional do programa.