Ifap participa da abertura estadual da SNCT

Semana acontece de 17 a 21 de outubro com vasta programação presencial e on-line

Cerimônia de abertura da 19º SNCT no Palácio do Setentrião | Foto: Jefferson Souza (Secom)

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) participou nesta segunda-feira (17/10) da programação de abertura oficial da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  do Amapá. A solenidade ocorreu em dois momentos: pela manhã, na sede do governo do estado, o Palácio do Setentrião, e à noite, no auditório no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima.

O reitor em exercício e pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap, professor Romado Silva, compôs o dispositivo de honra da solenidade nas duas ocasiões. Pela manhã, o evento contou com a presença governador do estado, Waldez Góes, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal, Paulo Alvim. O Ifap também foi representado por servidores técnico-administrativos, docentes pesquisadores e estudantes da instituição. Confira as fotos na galeria de imagens do Ifap.

Em seu pronunciamento, o reitor em exercício do Ifap, Romaro Silva, ressaltou que a SNCT é o maior evento de popularização, democratização e acesso à ciência, sendo realizada nos mais diferentes níveis e modalidades nas instituições que promovem a ciência no país. O docente também destacou a atuação da Rede de Incentivo à Pesquisa do Amapá (RIPAP) junto aos pesquisadores, fomentando a mobilidade, o intercâmbio e a comunicação, o que tem possibilitado que pesquisas, produtos de inovação e tecnologia do estado possam se destacar nos cenários regional, nacional e até mesmo internacional.

Já o ministro de Estado Paulo Alvim salientou a importância da educação, da ciência e da tecnologia para o futuro como política continuada. O ministro também incentivou as instituições presentes a levarem os jovens para dentro de seus espaços de pesquisa e a mostrarem para a sociedade o papel da ciência para o desenvolvimento.

O governador Waldez Góes afirmou que o avanço da ciência e da tecnologia mostra que as respostas aos problemas atuais devem ser cada vez mais imediatas. Segundo ele, mesmo com grandes avanços, é necessário ainda mais fortalecimento do sistema de promoção da área para que as soluções sejam cada vez mais rápidas para a sociedade.

Cerimônia de abertura da 19º SNCT no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima| Foto: Alexandre Brito (Dicom)

No evento de abertura ocorrido à noite, além do representante do Ifap, Romaro Silva, o dispositivo solene foi composto pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes; pela reitora da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Kátia Paulino; por Amanda Fecury, que representou o reitor da Universidade Federal do Amapá, Júlio César Sá; pelo chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá, Antônio Cláudio de Carvalho; por Josiane Muller, representando o  Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa); e pelo coordenador científico e tecnológico de funções de amparo e pesquisas do estado, Luiz Takiama.

O ponto alto da programação na parte da noite foi a palestra "As ciências na formação do Brasil entre 1822 a 2022: história e reflexão sobre o futuro", proferida por Carolina Arouca Gomes de Brito, da Fundação Oswaldo Cruz.

SNCT

A 19º SNCT acontece de 17 a 21 de outubro em todo o país e neste ano tem como tema “O Bicentenário da Independência, 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. No Amapá, o evento é organizado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Estadual do Amapá (Ueap).

Segundo os organizadores, o objetivo neste ano é refletir sobre a independência do país, que completa dois séculos em 2022, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do país desde então.

A SNCT é composta de eventos e atividades gratuitos e abertos à população, on-line e presenciais, promovidos pelo MCTI, unidades vinculadas, instituições de pesquisa e secretarias estaduais de educação e de ciência e tecnologia. No Ifap, a programação acontece de forma presencial e on-line. Confira aqui.