Agentes culturais são formados pelo Ifap em seis municípios

maisculturaMZG2023

Encenação das festividades de São Tiago e Piedade marcaram encerramento do curso no Polo Mazagão.

Com novos conhecimentos e nova perspectiva de atuação profissional, os alunos das primeiras turmas do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Agente Cultural concluíram as atividades letivas no dia 14 de julho. Foram dois meses de aprendizado presencial ofertado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) dentro do projeto “Mais Cultura no Meio do Mundo”, em seis municípios amapaenses - Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande e Santana, com 240 alunos matriculados.

O projeto está pautado na qualificação de jovens e adultos na área cultural com a valorização das potencialidades locais e a reafirmação da identidade cultural amapaense, garantindo a cultura como área de atuação no mundo do trabalho. Na avaliação do pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, foi um curso de grande impacto e que irá contribuir com o fortalecimento do segmento artístico e cultural do Amapá”.

O nosso intuito é que esses profissionais formados pelo Instituto possam estar atuando em setores que fazem o amparo cultural no nosso estado. Acreditamos que os nossos egressos, os novos agentes culturais, possam encontrar possibilidades de captação de recursos, cada vez mais trazendo investimentos para o segmento. Um território que valoriza a cultura automaticamente colabora com a economia local, o fortalecimento do ecoturismo e a formação social e humana”, afirmou Romaro Silva.

A gente vive a cultura, então o curso veio unir o útil e o agradável porque aprendemos como a nossa cultura possa ser vista, porque Mazagão é o berço da cultura amapaense. O Ifap veio abrir portas para a nossa realidade cultural, nossa produção cultural, em especial no Mazagão Velho”, declarou a agente cultural Ralriane Costa da Silva, 28 anos, formada no Polo Mazagão do curso FIC Agente Cultural. Neta do Mestre Jorge, ela faz parte do grupo de romeiros de São Tiago, festa tradicional do município.

Para encerrar as atividades, a turma de Ralriane fez uma apresentação resumida das festividades típicas de Mazagão – a Festa da Piedade e a Festividade de São Thiago -, na quadra da Escola Municipal Lucicarme do Carmo Barreto, onde ocorreram as aulas do curso, entre os meses de junho e julho. A organização foi do professor José William, de Desenvolvimento Orientado de Projeto Cultural.

Participaram a coordenadora do Polo Mazagão, Carmem Angela Tavares Pereira, e a diretora da escola, Claudia Carla do Carmo Barreto Reis, entre outros convidados. “Esta oferta é fruto de um trabalho coletivo que começa desde a reitora Marialva Almeida, passa pelo pró-reitor Romaro Silva e a coordenadora geral do projeto, Silvia Correa, além de toda a equipe de coordenadores”, disse Carmem Pereira.

Confira o álbum de fotos do evento de encerramento no Polo Mazagão

maisculturaPG2023  Seminário “Cultura No Meio do Mundo encerrou as atividades no Polo Porto Grande.

Já no Polo Porto Grande, o encerramento foi marcado pelo seminário “Cultura No Meio do Mundo: As potencialidades culturais dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes", organizado pela professora Lana Trindade, responsável pelos componentes curriculares "Políticas culturais" e "Desenvolvimento Orientado de Projeto Cultural".

O seminário contou com a presença do diretor do Departamento de Gerenciamento Estratégico da Proeppi, Renan Ramos Almeida, da coordenadora geral do projeto Mais Cultura, Silvia Correa, do coordenador adjunto, Raí Brazao Oliveira, da coordenadora pedagógica, Risonete Costa, além dos secretários municipais de Agricultura, João Martins da Costa, e de Esporte, Lazer, Cultural e Turismo de Porto Grande, Rômulo Nascimento.

Para a artesã Luciane Ribeiro, formada no Polo Porto Grande, “esse curso veio nos mostrar que temos cultura em cada município e podemos nos misturar. Através do curso aprendi a ser uma agente cultural, trabalhar com a cultura, atravessar um horizonte, mostrar nossa cultura em vários locais, através de um vídeo ou um panfleto, mostrar o que tem por trás das nossas festas”.

Confira o álbum de fotos do evento de encerramento no Polo Porto Grande

No encerramento, os concluintes do Polo Laranjal do Jari produziram um vídeo com falas sobre os resultados do curso. “Esse curso abriu mais a minha mente no meio artístico e hoje eu posso executar os meus projetos de maneira mais profissional”, disse Dionei Lima. A professora Maria Belém também falou: “Laranjal do Jari só tem a ganhar com esse curso, através dele podemos replicar a importância da cultura para o nosso município, o que vai abranger praticamente a todos”.

maisculturaLJ2023 Concluintes do Polo Laranjal do Jari produziram um vídeo com falas sobre os resultados do curso.

Confira o álbum de fotos do encerramento e outras atividades no Polo Laranjal do Jari

As duas turmas do Polo Santana realizaram o Seminário “Mais Cultura no Meio do Mundo” para finalizar o curso. Na quinta-feira (13/7) e na sexta-feira (14/7), a programação teve apresentações de audiovisual, música, teatro, artesanato, pintura e arte visual.

maisculturaSTN2023

Polo Santana teve apresentações de audiovisual, música, teatro, artesanato, pintura e arte visual

Confira o álbum de fotos do evento de encerramento no Polo Santana

Esse curso foi muito importante para mim como artista. Estudar sobre nossa identidade cultural foi enriquecedor para construção da minha personalidade artística. Hoje me vejo como uma artista muito mais local, do que tendo referências de fora. Foi importante conhecer quais características, simbologias, signos da cultura santanense e amapaense”, afirmou Francisco Caetano, formado em agente cultural no Polo Santana. “O curso é necessário para a formação da consciência cultural do nosso município”, destacou.