Lançamento da elaboração do PDI 2024-2028 do Ifap será nesta sexta-feira (11/8)

Img matéria PDI 2024 2028 Ifap Lançamento

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará na sexta-feira (11/8), a partir das 9 horas, no auditório do Campus Macapá, a cerimônia de lançamento do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao quinquênio 2024-2028. Estão convidados a participar servidores, alunos, funcionários terceirizados e comunidade externa.

Para saber mais e acompanhar a construção do PDI, clique aqui.

O PDI é o documento que define a missão, visão de futuro e valores da instituição, bem como as estratégias para atingir as metas e os objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e a Organização Didático-Pedagógica, bem como a definição de novos cursos a serem ofertados.

Toda a comunidade poderá participar desse processo. Será um PDI muito participativo, extensivo a todos. As comissões temáticas têm representantes de todos os campi do Ifap. Será aberta uma consulta blica através do portal onde todos poderão dar as suas sugestões. Depois as comissões vão analisar as sugestões e realizar os ajustes necessários”, antecipa o presidente da Comissão Central PDI 2024-2028, professor Eder Bart Sousa da Cruz.

Na cerimônia de lançamento, será feita a apresentação da metodologia de elaboração do PDI 2024-2028, além da divulgação do cronograma dos trabalhos. As comissões temáticas já foram nomeadas e irão se envolver diretamente nas atividades a partir do dia 14 deste mês, quando começam as oficinas.

Há uma nova dinâmica na metodologia do PDI 2024-2028, a partir da utilização das ferramentas de gestão estratégica. Vamos utilizar Análise Swot e o Balanced Scorecard (BSC), que vão nos ajudar a fazer o gerenciamento estratégico. Vamos construir um mapa estratégico, através dos objetivos traçados que vamos buscar alcançar, dentro de uma visão, missão e valores a serem definidos. A visão estabelecida é onde o Ifap quer chegar nos próximos cinco anos”, explicou Eder Bart.