Pibic abre seleção de 13 projetos de iniciação científica

labsmcp1
Estudantes em atividade no laborário do Campus Macapá. Foto: Suely Leitão (Arquivo Dicom)

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), abriu seleção de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Superior (Pibic/CNPq) e do Pibic de Ações Afirmativas (Pibic-AF/CNPq), com oferta de 13 bolsas para estudantes matriculados em cursos de ensino superior da instituição. As inscrições serão realizadas até o dia 18 de agosto, pelo professor orientador do projeto proposto, através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Clique aqui para ler o Edital nº 30/2023/PROEPPI/IFAP

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Superior visa a despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, possibilitando a iniciação à pesquisa científica, sob a orientação de docentes do quadro efetivo do Ifap. Os projetos submetidos na modalidade “Ações afirmativas” estão amparados pela definição de Ações Afirmativas disposta em http://etnicoracial.mec.gov.br/acoes-afirmativas, de acordo com a Lei Nº 10.639/03, a Lei Nº 11.645/08, a Portaria Normativa Nº 18, Decreto nº 7.824 e Estatuto da Igualdade Racial.

Projetos de Iniciação Científica

Quantidade de bolsas

Valor da bolsa

Duração

Valor total

Pibic - Ensino Superior (Graduação)

R$ 700

12 meses

R$ 100.800

Pibic – Ações afirmativas (Graduação)

R$ 700

12 meses

R$ 8.400

R$ 109.200

Os recursos financeiros são oriundos do orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, através da Chamada CNPq- Pibic-AF Nº 21/2022 e Chamada CNPq- Pibic-AF nº 34/2022.

O professor orientador deve ser do quadro efetivo, em regime de 40 horas ou dedicação exclusiva, estar com o currículo lattes/CNPq atualizado nos últimos seis meses, possuir, no mínimo, o título de mestre e não estar licenciado/afastado de suas funções no Ifap.

O estudante bolsista deve estar regularmente matriculado em ensino superior (graduação) do Ifap, não estar cursando o último semestre do curso, não acumular outra bolsa e não possuir vínculo empregatício de qualquer natureza.