Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

MONITORAMENTO REDE FEDERAL - SETEC/MEC

INDICADORES 

Na gestão pública, os indicadores são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado. Sua principal finalidade é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada ou construída, atuando como peça fundamental no exercício da transparência pública.

Imbuído desse propósito, o conjunto de indicadores de Extensão e Pesquisa elaborados para o sistema de monitoramento objetiva oferecer à sociedade um conjunto de informações que permita conhecer as ações destas referidas áreas realizadas pela Rede Federal de EPCT.

 

SISTEMA MONITOR

A solução tecnológica possibilita a cada instituição cadastrar seus planejamentos estratégicos e indicadores institucionais, bem como integrar seus dados relativos às atividades de extensão, pesquisa e inovação para que a Setec/MEC possa acompanhar, de forma proativa, o desenvolvimento das instituições, propor melhorias, ampliar a transparência da execução das políticas e disseminar estatísticas oficiais da Rede Federal, no que tange aos indicadores de pesquisa e extensão.

A Setec/MEC é responsável direta pelo monitoramento dos indicadores estratégicos das instituições que compõem a Rede Federal. A necessidade de monitoramento dos indicadores institucionais foi definida através da Portaria Setec/MEC nº 299/2022, de 06 de maio de 2022. Os indicadores de desempenho mensuram o cumprimento dos objetivos estratégicos das instituições da Rede Federal, referentes às ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, nos diversos percursos educativos e formativos que são ofertados por estas instituições.

 

Fim do conteúdo da página