Ifap abre processos seletivos para bolsistas do Programa EnergIFE

IMGEnergIFE2023

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), abriu dois processos seletivos externos no âmbito do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (EnergIFE). São 80 vagas e respectivas bolsas ofertadas para alunos e 16 para professor formador e apoio de atendimento educacional especializado no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) para Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, que será iniciado ainda neste semestre nos municípios de Macapá e Porto Grande. As inscrições ocorrem de 15 a 25 de agosto, através de formulário eletrônico.

Leia aqui o Edital n° 19/2023 – Proeppi/Ifap Professor Formador e Apoio de Atendimento Educacional Especializado

Leia aqui o Edital n° 20/2023 – Proeppi/Ifap Processo de Seleção de Alunos Bolsistas de Curso FIC de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

No processo de seleção de alunos, podem se inscrever jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, Ensino Fundamental I (1º a 5º) completo e, preferencialmente, residentes na cidade onde será ofertado o curso. Em cada turma, serão reservadas 50% das vagas para cotas, sendo 30% para mulheres, 10% para pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e 10% para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A seleção ocorrerá por meio de sorteio entre os inscritos. Os alunos selecionados e matriculados terão direito à bolsa no valor diário de R$ 15, totalizando R$ 600 ao final dos dias letivos (40 dias), com carga horária diária de cinco horas. Os alunos receberão o valor proporcional à frequência das aulas. O pagamento das bolsas ficará condicionado à entrega da ficha de frequência semanal repassada pelo coordenador do curso até a sexta-feira de cada semana a contar do dia de início das atividades.

Professor Formador e Apoio

Já o processo de seleção para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para as funções de Professor Formador e Apoio de Atendimento Educacional Especializado é destinado a profissionais formados na respectiva área, podendo ser servidores do Ifap e da comunidade externa, de acordo com as exigências e especificidades do edital.

A seleção ocorrerá em fase única, de caráter eliminatório e classificatório, na qual serão verificados e analisados documentos e informações fornecidos pelos candidatos exclusivamente por meio do formulário de inscrição, considerando-se também a tabela de pontuação especificada no edital.

Os candidatos selecionados terão direito à bolsa referente à carga horária total dos componentes curriculares que vierem a ministrar ou carga horária semanal de trabalho, conforme a matriz curricular do respectivo curso. A carga horária semanal para a função de Professor Formador é limitada a 40 horas por semana, sendo cada hora de 60 minutos. A carga horária semanal para os bolsistas do Apoio de Atendimento Educacional Especializado será de até 16 horas semanais.