Ifap lança calendário inclusivo

Parte da equipe que trabalhou na produção dos vídeos em Libras do Calendário Inclusivo. Da esquerda para a direita: Elisangela Braulio, Bruna Zamara, Bruna Tryciane, Telma Lobato

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) disponibilizou para toda a comunidade interna e público externo a primeira edição de seu Calendário Inclusivo. O documento foi elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap (Proeppi), através da Coordenação de Ações Inclusivas e Diversidade, com apoio da Diretoria de Comunicação (Dicom). O objetivo da publicação é reunir e disponibilizar para a comunidade as principais datas anuais relacionadas à promoção da diversidade e da inclusão.

Baixe aqui o calendário inclusivo do Ifap

Para potencializar o alcance do  documento, foram produzidos vídeos com tradução na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que serão postados nas redes sociais oficias do Ifap no dia primeiro de cada mês, destacando as datas presentes no calendário para o respectivo período.

O documento também possui versão em braile, que foi produzida pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Macapá e do Campus Laranjal do Jari. De acordo com a coordenadora de ações inclusivas e diversidade do Ifap, Telma Lobato, “nosso objetivo com o projeto do Calendário Inclusivo do Ifap foi dar visibilidade à luta por mais diversidade e inclusão não só na nossa comunidade escolar mas em toda a sociedade”.

Já para a reitora do Ifap, Marialva Almeida, “essa primeira edição do calendário inclusivo do Ifap mostra o quanto nossa instituição busca, diuturnamente, se aprimorar e criar estratégias para que a diversidade e a inclusão sejam temas que extrapolem nossos documentos oficiais e que sejam de fato conceitos vividos e presentificados no dia a dia de nossa instituição”.