Ifap oferta cursos para estudantes da EJA adquirirem uma profissão

Chegou a hora do estudante da educação de jovens e adultos (EJA) ter uma formação profissionalizante que permita abrir o seu próprio negócio ao mesmo tempo em que incrementa o currículo para disputar uma vaga de emprego. O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio do Projeto 1,2,3 EJA! É sempre tempo de recomeçar, instituído pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), publicou edital de processo seletivo simplificado com a oferta de 190 vagas em 6 cursos de formação inicial e continuada (FIC), também chamados de cursos de qualificação profissional, para estudantes de EJA. O acesso aos cursos é gratuito e as inscrições estarão abertas no período de 27 de setembro a 15 de outubro, exclusivamente de forma on-line, por meio do site processoseletivo.ifap.edu.br.

No Edital nº 34/2023-PROEPPI/IFAP, o primeiro do Projeto 1,2,3 EJA, que tem vigência de 30 meses e previsão de abertura de 1.160 vagas, estão sendo ofertados os seguintes cursos por polo:

• Polo Laranjal do Jari: Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local

• Polo Macapá: Desenhista da Construção Civil

• Polo Oiapoque: Francês Básico e Operador de Computador

• Polo Santana: Editor de Projeto Visual Gráfico e Agente em Desenvolvimento Socioambiental

Os cursos de qualificação profissional preparam o indivíduo para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. Os cursos têm duração de 160 horas e tempo médio de execução de dois meses e meio. As seis turmas compostas por 30 e 40 vagas variam entre as modalidades: presencial, híbrida e semipresencial. Para disputar uma das vagas, é imprescindível a leitura do edital para a clareza sobre o processo de seleção, que se dará por ordem de inscritos e pelo cumprimento dos requisitos de acesso à vaga.

As inscrições seguem os mesmos passos de todos os serviços ofertados pelos órgãos e instituições do Governo Federal, devendo ser realizadas por meio de login na plataforma Gov.Br. Se o candidato nunca tiver acessado nenhum serviço prestado por órgãos federais (a exemplo de auxílios ou programas sociais), é necessário fazer cadastro na plataforma Gov.Br com o CPF, conta de e-mail (ativo/em uso) e criar uma senha de acesso.

Durante o período de inscrições, os interessados que não tenham acesso à internet poderão fazer a inscrição em terminais disponibilizados para este fim em cada polo. Um servidor designado prestará orientações referentes às inscrições e dúvidas, não podendo, contudo, realizar a inscrição pelo candidato.

Acesso ao Edital

Inscreva-se aqui

Passo a passo para a inscrição

Página do Projeto 1,2,3 EJA

Podem concorrer a uma vaga nos cursos de qualificação profissional estudantes de EJA das etapas finais, relativas ao 2º segmento/etapa II do Nível Fundamental e à última etapa, correspondente ao Ensino Médio, de instituições públicas de ensino em um dos quatro municípios ofertantes do programa.

Os cursos FIC do projeto 1, 2, 3 EJA do Ifap são executados por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 12262/2023, aprovado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) dentro do Programa EJA integrada à EPT.