Ifap leva inovação e educação profissional à Expofeira

expofeira2023

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) participa da 52ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, de 29 setembro a 8 de outubro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Projetos de inovação tecnológica, palestras e minicursos serão apresentados ao longo dos dez dias da Expofeira por estudantes, professores e técnicos do Ifap, que tem oito estandes no pavilhão de exposições.

O Ifap sempre foi parceiro na realização da Expofeira e este ano não poderia ser diferente. Primeiramente, porque enquanto instituição de educação profissional nossas unidades dialogam com os arranjos produtivos locais e somos responsáveis pela formação de profissionais que vão ocupar os postos de trabalho nas principais áreas econômicas do estado”, afirma o reitor em exercício e pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Antonio Silva.

Estamos presentes em vários espaços apresentando aquilo que fazemos, a educação relacionada à profissionalização na perspectiva da inovação e do empreendedorismo. Entendemos que a Expofeira é uma vitrine não somente para a questão comercial, mas também para ações institucionais, É a forma que conseguimos de apresentar para a sociedade o nosso potencial para contribuir com o desenvolvimento social e cultura amapaenses", destaca.

A expectativa, de acordo com Romaro Silva, é que o Ifap firme novas parcerias institucionais. "Neste ano os nossos projetos estarão concentrados no pavilhão de inovação da Expofeira. Isso é importante porque mostra o quanto o Instituto Federal vem amadurecendo e investindo. Esperamos fazer novas parcerias que potencializem as nossas ações e contribuam para o surgimento de novas startups e empreendimentos".

Projetos de inovação

• Kit solar para extrativismo de castanha da Amazônia: uma alternativa inovadora para melhoria da qualidade de vida das famílias de castanheiros
  • Aplicação de nanobiotecnologia para recuperação de área degradada (Nanorads)
  • Diversidade funcional reprodutiva de espécies utilizadas na arborização de praças no município de Laranjal do Jari