CNPq lança chamada para apoiar promoção de eventos científicos, tecnológicos e/ou de inovação

ChamadaCNPq122023

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a Chamada CNPq Nº 12/2023 - Auxílio à Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação. O objetivo é apoiar a realização no Brasil de eventos de grande porte, de abrangência mundial, internacional ou nacional, relacionados a ciência, tecnologia e inovação, como encontros, congressos e outros similares, em todas as áreas do conhecimento. O período de realização do evento deve ser entre 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

As propostas devem ser apresentadas até 23 deste mês e o proponente deve ter as seguintes características: ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta; possuir o título de Doutor; ser o coordenador do projeto; participar da comissão organizadora do evento e ter vínculo formal com a instituição de execução do evento.

A instituição de execução do evento deverá estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq, devendo ser uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Os eventos deverão ser promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas ou por unidades acadêmicas ou tecnológicas das ICT, tais como Departamentos, Institutos, Centros, Faculdades ou Programas.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 20 milhões oriundos do orçamento do CNPq, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira. Os projetos terão o valor máximo de financiamento de até R$ 200 mil em cada linha: Eventos Mundiais, Eventos Tradicionais e Eventos Não Tradicionais.