Mais de 200 bolsistas em iniciação à docência apresentam trabalhos

pibid202301

Apresentação de trabalho no Seminário Pibid 2023

Da educação financeira à produção de sabonetes, passando pela robótica. Com temas diversos, os mais de 200 estudantes de cursos de licenciatura do Instituto Federal do Amapá (Ifap) que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) apresentam, nesta sexta-feira (17/11), no auditório do Campus Macapá, os resultados dos projetos de ensino desenvolvidos em escolas da educação básica.

Em décima edição, o Seminário Pibid do Ifap tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre a formação de professores, o ensino na educação básica e as melhorias necessárias no contexto educacional e apresentar as atividades desenvolvidas pelos bolsistas, compartilhar experiências e práticas pedagógicas. Neste ano, o tema foi “Caminhos que transformam a educação: práticas inovadoras e formação docente”.

O coordenador institucional do Pibid no Ifap, professor Ronaldo Frank Leite, destacou que houve um crescimento do número de bolsas do Pibid neste ano. "Passamos de cerca de 70 nos últimos anos para 316 bolsas disponibilizadas em 2023 para os estudantes de licenciaturas, que atualmente são ofertadas apenas no Campus Macapá, e 216 estudantes conseguiram se tornar bolsistas, um número recorde", destacou.

pibid202302

Reitor Romaro Silva no Seminário Pibid 2023

O Pibid é o maior programa de incentivo aos cursos de licenciatura do país, que vieram por muito tempo à margem de iniciação científica ou de atividades de extensão. A iniciação à docência é, justamente, o nosso laboratório. É o primeiro contato que nós, enquanto futuros professores, temos em ingressar numa sala de aula. Possibilita-nos uma análise do espaço onde iremos atuar na nossa trajetória profissional”, afirmou o reitor em exercício Romaro Silva, na solenidade de abertura.

pibid202303

Apresentação de trabalho no Seminário Pibid 2023

Falando aos futuros licenciados, Romaro Silva, que é professor de Matemática, destacou a importância da profissão docente e o quanto tem havido investimento do governo na formação desses profissionais. “A pandemia mostrou que uma das poucas profissões que jamais serão substituídas é a de professor. Observa-se que o governo federal vem investindo de forma intensiva em cursos de formação de professores através do Pibid e do programa de residência pedagógica, que é mais recente”.

O reitor mostrou também a atuação do Ifap nesse investimento. “No âmbito do Instituto Federal do Amapá, por meio do Pibid, criamos um programa institucional que é nosso, genuinamente do Amapá, com a perspectiva de valorizar os cursos de formação de professores, que é o Programa de Práticas Pedagógicas Inovadoras, que hoje é capitaneado pela Pró-Reitoria de Ensino. Foi com muito trabalho que nós conseguimos atuar na construção das propostas para essas 316 bolsas contempladas no último edital do Pibid”, ressaltou.

Romaro Silva ainda salientou que o Ifap está próximo de alcançar o percentual de 20% das matrículas do ensino superior na formação de professores. “Hoje faltam poucos percentuais para alcançar o que prevê a nossa lei de criação. Isso significa que nos próximos anos temos a obrigação de abrir novos cursos de licenciatura. Por isso, o papel do Pibid no fortalecimento da educação básica, na medida que vocês estão nas escolas estaduais e nos campi do Instituto colaborando com a melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), da qualidade do ensino e da aprendizagem dos futuros alunos”, declarou o reitor aos participantes do Seminário Pibid.

Com colaboração e fotos de Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá