Ifap lança Plano Bienal de Inclusão

imgmateriaPLANOINCLUSAO20242025

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) elaborou o Plano Bienal de Inclusão para o período de 2024 e 2025, a fim de nortear as ações afirmativas em todas as unidades da instituição, conforme as legislações vigentes que amparam as pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas. Uma das novidades será a implantação da Ouvidoria Especializada, com o objetivo de acolher as demandas relativas à política de inclusão, proporcionando um canal de comunicação entre os servidores, estudantes e comunidade externa.

Leia e faça o download do Plano Bienal de Inclusão do Ifap

A coordenadora de Ações Inclusivas e Diversidade do Ifap, Telma Lobato, explica que a elaboração do documento atende recomendação do Ministério Público Federal acerca das ações de inclusão, principalmente das relações dentro de sala de aula. “A partir disso, montamos uma comissão específica para trabalhar os apontamentos e direcionar as ações que o Instituto irá tomar com relação à inclusão. A minuta do plano foi então compartilhada com todos os servidores para que houvesse uma ampla participação da comunidade interna, tornando o plano mais participativo e de conhecimento geral”, contou.

O Plano Bienal de Inclusão estabelece a realização de ciclo de capacitação profissional com o objetivo de oferecer aos servidores um processo permanente e deliberado de aprendizagem para que possam contribuir para o desenvolvimento da educação inclusiva. O documento prevê a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar possíveis atos contrários à inclusão.

Outras medidas são a premiação de projetos com o objetivo de incentivar a elaboração e a realização de ações de pesquisa, ensino e extensão com foco na inclusão e na diversidade; adaptações curriculares e individualizadas; e acessibilidade predial como pressuposto para melhorar a qualidade de vida das pessoas.