Encontro debate papel da educação de jovens e adultos na região Norte

Ereja202301Abertura do III Ereja Norte, no auditório do Campus Macapá

A educação de jovens e adultos (EJA) muda vidas e isso foi comprovado na prática por Márcio Sousa da Silva, que há pouco mais de dois anos ingressou no curso Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). O exemplo dele foi apresentado na abertura do III Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos (Ereja) da região Norte, nesta quarta-feira (29/11), no auditório do Campus Macapá.

Veja o álbum de fotos

Assim como muitos, entrei desacreditado no curso. E hoje, aos 48 anos, não só estou concluindo o curso técnico, como conquistei um emprego formal e ingressei no curso superior de Licenciatura em Matemática, porque agora eu quero ser professor”, declarou Márcio Sousa, que fez parte da mesa de honra da solenidade, ao lado do reitor do Ifap, Romaro Silva, da secretária adjunta de Política Educacional do Amapá, Antonia Costa Andrade, do diretor-geral do Campus Macapá do Ifap, Marcus Vinícius Buraslan, do coordenador regional do Fórum EJA Brasil, Nilton Carlos da Silva Teixeira, e da coordenadora estadual do Fórum de EJA, Maria de Nazaré Soares da Costa. São representantes do Fórum EJA no Instituto Federal do Amapá os professores Ronaldo Frank Leite e Darlene Del Tetto.

Organizado pelo Fórum de EJA da região Norte, o encontro ocorreu durante dois dias com a participação de dirigentes da educação em todos os níveis, docentes e estudantes. O tema é “EJA como política pública de Estado, emancipatória, gratuita, de qualidade e justiça social”. As discussões embasarão as propostas do Fórum EJA Norte a serem apresentadas no Fórum Nacional, que será realizado em 2024, em Belém-AP.