Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Presidente Lula nomeia Romaro Silva reitor do Ifap

romaroRomaro Silva, reitor do Ifap. Foto: arquivo Dicom

 

 

 

 

Em decreto publicado nesta quarta-feira (31/1), no Diário Oficial da União (DOU), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou o professor Romaro Antonio Silva reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), para mandato de quatro anos (2024-2027). O presidente acatou o resultado final do Processo de Consulta à Comunidade, ocorrido em setembro de 2023 e homologado pelo Conselho Superior (Consup) do Ifap, quando Romaro Silva foi o mais votado, com 42,8% dos votos.

 

 

Estamos capitaneando as ações do Ifap desde 9 de outubro de 2023 e, hoje, cumpridas todas as etapas no Ministério da Educação e na Casa Civil, o presidente Lula assinou nossa portaria de nomeação para os próximos quatro anos. A nomeação consagra o desejo da comunidade Ifapiana apresentada como resultado da consulta realizada à comunidade de estudantes e servidores, que elegeu nossa proposta para liderar as ações da instituição. Hoje e sempre, meu coração está cheio de gratidão a Deus por abençoar todos os meus propósitos e projetos, aos meus pais, que moldaram minha educação e meu caráter, e a cada um de vocês que me acompanharam nessa caminhada, a vocês que me ajudaram a fazer uma caminhada pulsante, alegre e cheia de propostas que serão exequíveis para o crescimento do Ifap. Somos todos Ifap em um novo tempo e, assim, peço que juntos possamos atuar no crescimento, fortalecimento e expansão da educação pública, gratuita e de qualidade. Eu sou porque nós somos”, afirmou o reitor. Logo após tomar conhecimento do decreto, o reitor gravou um vídeo direcionado aos servidores e aos estudantes do Ifap.

 

Assista ao vídeo do reitor na TV Ifap 

 

No dia 9 de outubro de 2023, Romaro Silva assumiu como reitor interino do Ifap, conforme as Portarias nº 1.345/2023 e nº 1.346/2023, visto que o mandato da professora Marialva Almeida foi encerrado no dia 8 daquele mês. Desde então, estão sendo implantadas ações que vêm promovendo mais avanços na instituição, como o lançamento do concurso público com 42 vagas para docentes, aprovação de programas de cursos nas áreas de Bioeconomia e Aquicultura, execução da Emenda Parlamentar para o Programa de Cursos Bairros Congós, execução da EJA EPT - Cursos Técnicos, aprovação do Programa 1,2,3 EJA, pactuação do programa Mulheres Mil e início da construção do auditório do Campus Oiapoque.

 

A nomeação do reitor do Ifap teve repercussão nas redes sociais e junto às demais instituições da Rede Federal. Parlamentares da bancada federal amapaense, como o senador Randolfe Rodrigues e o deputado Josenildo Abrantes, bem como ex-deputado federal Camilo Capiberibe, fizeram publicações em seus perfis oficiais após a divulgação da notícia.

 

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, lembrou da trajetória do professor Romaro Silva desde estudante na Rede Federal. “É um prazer poder falar sobre o professor Romaro, desde o tempo que ele passou pelas pró-reitorias de Extensão, de Pesquisa, de Ensino do Ifap, com grande liderança, com um trabalho realizado à frente deste Instituto. E hoje ele poder ser um colega de Pleno é um grande orgulho. Um menino com uma história na Rede Federal, foi estudante no ensino médio e no ensino superior. Hoje na liderança da Reitoria acho que ele vai fazer um trabalho lindo e vai orgulhar muito todos os servidores e estudantes do Ifap e também toda a Rede Federal, sempre com sentimento de muito amor ao que ele faz e tudo que ele faz é sempre muito bem feito. Estou muito feliz com a nomeação do meu amigo professor Romaro, hoje reitor do Instituto Federal do Amapá”, declarou.

 

Para o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, “com certeza é uma pessoa que já tem trabalhos prestados ao Instituto Federal do Amapá, nas Pró-Reitorias onde passou e, pela sua dinamicidade, com seu conhecimento da Rede, o Instituto Federal do Amapá vai continuar no caminho que vem trilhando”. Araújo Filho destacou ainda que espera que “esses próximos quatro anos sejam de grandes realizações para o Instituto em função da credibilidade que o professor tem, dessa energia enquanto dirigente. Tenho certeza que a comunidade do Instituto ao longo desse ciclo que se inicia vai ter ao final grandes significações. Estamos juntos aqui no IFRN para colaborar com a gestão do professor Romaro”.

 

Romaro Silva é licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, tendo ingressado no Ifap em 2014, como primeiro docente na área de Matemática lotado no Campus Santana. A ligação com a Rede Federal vem desde o ensino médio, quando fez o curso Técnico em Informática no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais.

 

É doutor em Ciências da Educação com especialidade em Educação Matemática pela Universidade do Minho – PT, mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2017 - 2019), especialista em Metodologias para o Ensino da Matemática e Física (Facinter) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UFF).

 

Em nove anos no Ifap, exerceu diferentes funções de gestão, como Coordenação do Polo da Rede e-TEC, Diretoria de Desenvolvimento Institucional, pró-reitor de Ensino e pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

 

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

 

Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página