Ifap forma primeira turma de engenheiros agronômicos

ColacaoAGRO05040202402

Primeiros engenheiros agronômicos formados pelo Ifap

A primeira turma de engenheiros agronômicos formados pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), no Campus Agrícola Porto Grande, recebeu o grau de nível superior, em solenidade realizada na sexta-feira (5/4), presidida pelo reitor Romaro Silva e com a presença de representantes de órgãos do segmento profissional no estado. Nos discursos foi destacado o ineditismo do momento, já que o curso de Engenharia Agronômica do Ifap, criado em 2018, é o primeiro ofertado por uma instituição pública no Amapá.

Veja o álbum de fotos

É um marco, um dia histórico, pois é a primeira turma formada em Agronomia no Amapá, em uma instituição pública de um estado que está em franco desenvolvimento. Estes profissionais estarão contribuindo com a pesquisa aplicada, extensão tecnológica e no ambiente profissional, seja no serviço público ou privado”, afirmou o reitor.

Durante a cerimônia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP) e a Associação de Engenheiros Agronômos do Amapá (Aeata) realizaram a entrega de registro e carteira profissional para os 11 novos engenheiros agrônomos.

Na mesa de honra, estavam ainda o diretor-geral do Campus Agrícola Porto Grande, Fabrício Ribeiro, o ex-diretor-geral José Leonilson, o coordenador do curso, Marleson Rondiner Ferreira, a paraninfa da turma, professora Fabrícia Kelly, o presidente da Aeata, Telison Rosa da Silva, patrono da turma, e o vice-presidente do Crea-AP, Clodoaldo dos Santos.

A outorga também contou com a presença do chefe estadual da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Antônio Cláudio Almeida de Carvalho, do superintendente estadual da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Hilton Rogério Maia Cardoso, e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Iraçu Colares, que ressaltaram, em seus discursos, as oportunidades que os recém-formados engenheiros agronômicos terão, a exemplo de concursos e processos seletivos previstos para breve.

Os oradores da turma foram os colandos Hedilberto Carmo de Lima e Steffanen Pereira de Magalhães, que ressaltaram as dificuldades enfrentadas ao longo do curso, como a ocorrência da pandemia de Covid, que levou à conclusão somente em seis anos. Também lembraram da colaboração entre os colegas e do incentivo permanente do quadro docente da instituição.

Lista de colandos

Aléxia Santos Maciel