Campus Macapá publica lista de selecionados no Programa Pé-de-Meia do Governo Federal

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) publicou nesta terça-feira (9/4) no Portal do Ifap a relação de estudantes do ensino médio na forma integrada em regime integral selecionados no Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC). Clique aqui e confira a lista dos contemplados. A lista também está disponível no mural do bloco de ensino do Campus.

O estudante com o nome constante na listagem com situação “Elegível", ou seja contemplado, deve baixar o aplicativo do "Caixa Tem" para cadastro de sua conta virtual. Caso seja menor de idade, deve realizar o procedimento acompanhado de seu responsável legal em uma agência da Caixa Econômica Federal com seus documentos para autorização e desbloqueio da conta.

De acordo com a presidente da Comissão do Programa Pé-de-Meia no Campus Macapá do Ifap, Cristiane Lobato, uma reunião será agendada com os estudantes e seus pais/responsáveis para orientações, com o objetivo de tirar dúvidas quanto aos critérios de concessão dos incentivos financeiro-educacionais e os deveres (contrapartida) dos contemplados.

A Comissão também disponibilizou as listas de estudantes com situação de “Elegibilidade Indefinida” e de situação “Não Elegível”, para fins de conhecimento dos não contemplados. Os estudantes com nomes nestas listas devem seguir as orientações disponíveis abaixo de acordo com cada classificação:

Listagem com situação de “Elegibilidade Indefinida”: O estudante com sua situação de elegibilidade indefinida deve verificar se o erro cadastral está no SUAP ou no CRAS. Caso seja no SUAP procure o Registro Escolar do Campus, caso contrário seu responsável deve ir até ao CRAS ou Casa do Bolsa para atualização dos dados cadastrais.

Listagem com situação “Não Elegível: Os não elegíveis são aqueles dentre as seguintes situações:
- Estudante não integrante de família beneficiária do Programa Bolsa Família – caso essa informação seja indevida o responsável precisa ir ao CRAS ou Casa do Bolsa para atualização cadastral, sendo que o MEC fará análise para inclusão ou não no programa Pé-de-Meia;

- Estudante não identificado como pertencente à família inscrita no Cadastro Único – neste caso o responsável precisa realizar o cadastro do CadÚnico no CRAS ou Casa do Bolsa e aguardar análise de ingresso no Programa Pé-de-Meia somente em 2025.

Programa Pé-de-Meia

É um incentivo financeiro-educacional pago na modalidade de poupança aos estudantes matriculados no ensino médio público, com idade compreendida entre 14 (quatorze) e 24 (vinte e quatro) anos, que integrem famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, as quais têm prioridade, conforme Decreto nº 11.901, de 26 de janeiro de 2024, o qual cria o programa.

Os incentivos financeiro-educacionais do programa são:

Incentivo Matrícula: única parcela de R$ 200,00 por série matriculada;
Incentivo Frequência: 8 parcelas de R$ 200,00 em 2024, cuja frequência mensal do estudante deve ser de 80%;
Incentivo Conclusão da série: poupança de R$ 1.000,00;
Incentivo-Enem: única parcela de R$ 200,00 aos estudantes da 3ª série/ano que realizarem o Enem.

Seção de Gerenciamento de Comunicação Social do Campus Macapá