Campus Macapá lança Projeto Liderança para escolha dos representantes de turma PDF Imprimir E-mail
Qua, 15 de Fevereiro de 2017 17:06

A escolha para representantes de turma de todos os níveis e modalidades de ensino do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) ganha novo formato. No último dia 8 de fevereiro, foi lançado pela Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae), o Projeto “Liderança: construindo um processo democrático”. O objetivo é realizar uma formação cidadã dos estudantes para a escolha responsável dos novos representantes.

alt

Clique aqui para ver a homologação dos candidatos inscritos a representante de turma.

Acesse o regulamento que disciplina a eleição e as atribuições dos Representantes de Turma do corpo discente do IFAP – Campus Macapá clicando aqui.

Leia o Edital de convocação das Eleições para Representante e vice-representante discente de turma.

Confira o resultado da homologação das inscrições para Comissão Eleitoral clicando aqui. Os membros relacionados devem participar da reunião que ocorrerá nesta sexta-feira, 3/3, às 17h, sala 24.

O Projeto Liderança é desenvolvido desde 2011 no campus Macapá. Em 2016, como experiência, um projeto-piloto que buscou parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) e docentes foi realizado e envolveu as turmas do ensino médio integral/integrado. Na ocasião, os estudantes receberam treinamento no órgão eleitoral, e o processo de escolha dos representantes foi feito através de urnas eletrônicas. Neste ano, a parceria com o TRE-AP foi renovada e, desta vez, a metodologia aplicada no ano passado contemplará todos os níveis e modalidades de ensino.

“A escolha democrática de um representante de turma contribuirá para o amadurecimento de nossos alunos frente a questões mais gerais, como a eleição de um vereador ou presidente da república. A participação ativa dos alunos nas palestras e exposição realizadas pelo TRE e professores do Ifap contribuirá com esse amadurecimento”, argumentou o supervisor da Segae, Cláudio Paes.

O projeto ocorrerá durante todo o ano letivo e envolve as seguintes etapas: discussão e debates sobre democracia representativa em sala de aula; formação da comissão eleitoral composta por estudantes, técnicos e professores; inscrições dos candidatos; capacitação dos mesários; eleição; certificação e cerimônia de posse dos eleitos; e o acompanhamento e formação dos representantes de turma. As inscrições dos candidatos a representantes de turma, de acordo com a Segae, é de 20 a 22 de março. O período de votação ocorrerá no dia 11 de abril.

Entre as funções principais do representante de turma estão: ter contato direto com os setores e servidores do Ifap, participando de reuniões e trazendo sugestões para melhorar o desempenho escolar e a harmonia da turma; ouvir opiniões, reivindicações, dificuldades e/ou sugestões da turma e as apresentar aos demais setores do Ifap.

Confira o cronograma das atividades:

Con

Ações

Data Prevista

Inscrições dos estudantes para compor Comissão Eleitoral

23 de fevereiro de 2017

Homologação das Inscrições para Comissão Eleitoral -

Confira o resuldado clicando aqui.

24 de fevereiro de 2017

Reunião com Comissão Eleitoral

02 e 03 de março de 2017

Debates e discussões em sala de aula

06 a 17 de março de 2017

Palestra. Local: Auditório do campus Macapá. Horários: 09:10 às 10:00; 14:55 às 15:45; 19h às 20h.

15 e 20 de março de 2017

Inscrições dos Candidatos a Representantes de Turma*

20 a 22 de março de 2017

Homologação das Candidaturas

24 de março de 2017

Período de Campanha Eleitoral

27 de março a 9 de abril de 2017

Período de Votação

11 de abril de 2017

Posse dos Novos Representantes. Local: Auditório do campus Macapá. Horário: 17h.

20 de abril de 2017

* Cada candidato terá direito a trinta (30) cópias para campanha eleitoral.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá

Reitoria: Rodovia BR 210 KM 3, s/n - Bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398
Email: reitoria@ifap.edu.br