Encontro da Assistência Estudantil reúne estudantes e servidores de todos os campi

Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 15h08

Momento de abertura do evento no auditório

Com a participação de estudantes e servidores de todos os campi, o primeiro Encontro da Assistência Estudantil do Instituto Federal do Ifap (Ifap) foi aberto nesta segunda-feira (21/8/2017), no auditório do campus Macapá. Após apresentação musical, a solenidade teve a presença das pró-reitoras de Ensino, Hanna Bezerra, e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rosana Tomazi, e do diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado. Durante dois dias, o encontro servirá para debater e elaborar a proposta final da Política de Assistência Estudantil do Ifap, a ser submetida à votação do Conselho Superior (Consup).

Na palestra de abertura, a psicóloga Letícia Lacerda falou sobre o tema “Processo histórico e a conjuntura atual da assistência estudantil”, destacando que as políticas de educação, assim como as específicas da assistência estudantil, refletem projetos políticos de governo. “A educação faz parte de um projeto e as coisas não acontecem naturalmente”, afirmou a palestrante.

A programação segue nesta segunda-feira à tarde com a mesa-de-diálogo “A assistência estudantil no Amapá”, com participação de representantes das Universidades Federal (Unifap) e do Estado do Amapá (Ueap) e do Ifap, e a mesa-redonda “ Conhecendo experiências exitosas da Assistência Estudantil”, com a participação de representantes dos campi Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana, além do Centro de Referência Educação a Distância de Pedra Branca do Amapari.

Na terça-feira (22/8/2017), a programação começa às 8h30, com a palestra “Gestão e orçamento da assistência estudantil: o uso do recurso de acordo com as linhas de ações”, a ser proferida por José Haroldo Gomes de Lima Filho, representante da Controladoria Geral da União (CGU). Às 10h15, haverá a apresentação da minuta da Política de Assistência Estudantil do Ifap e, à tarde, ocorrerá discussão em grupos de trabalho. As sugestões aprovadas serão anexadas à minuta e o documento final será encaminhado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), para formalização da proposta ao Consup.

Na quarta-feira (23/8/2017) pela manhã, o encontro será exclusivo para as equipes de servidores envolvidos com a política de assistência. Haverá debate “Socializando experiências na execução da Política de Assistência Estudantil no Ifap” e serão realizadas as discussões de grupos por serviços especializados. A programação será encerrada ao meio-dia.